Perguntas e respostas sobre o sistema de vacinação contra COVID-19 no município de Santa Rita do Sapucaí:

a1

Quantas doses de vacina contra a COVID-19 SRS já recebeu?

Em informativo da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí recebeu no total de 15.823 doses, entre primeiras e segundas doses.

Como é definida a quantidade de doses de vacinas que o município de SRS recebeu?

O quantitativo de doses de vacina recebido no município, assim como em todos os demais municípios do estado, é proveniente de cálculos feitos pelo Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com base, especialmente, em dados da última campanha de vacinação contra Influenza e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Foi o município quem determinou a ordem dos grupos a serem vacinados?

Não, os grupos prioritários e a ordem em que eles serão vacinados foram definidos pelo Ministério da Saúde, e pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG 3314, de 29 de janeiro de 2021.

Como devo realizar o agendamento da vacina quando chegar minha vez?

Todas as dúvidas em relação ao agendamento da vacinação serão esclarecidas pelo posto de saúde em que o munícipe for cadastrado, de acordo com seu bairro para saber quais os dias e horários disponíveis.

Qual o intervalo de doses entre a vacina contra o COVID-19 e outras vacinas?

Até o presente momento, não se recomenda a administração simultânea das vacinas COVID-19 com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Preconiza-se um intervalo mínimo de 14 dias para aplicação de qualquer outro imunizante.

Se estiver com suspeita ou se confirmei para COVID-19, quando posso me vacinar?

Caso esteja sob suspeita ou confirmação para COVID-19 somente poderá receber a vacina após o período de 30 dias de manifestação da doença. Importante lembrar que, se apresentar sinais e sintomas de COVID-19, procurar o atendimento médico na Central de Atendimento às Síndromes Respiratórias (ao lado do Pronto Socorro).

Quantas doses de vacinas contra COVID-19 devem ser ministradas?

São duas doses, sendo seu intervalo entre elas estipuladas pelo laboratório produtor da vacina. A vacina Sinovac (Butantan) possui o intervalo mínimo entre as doses de 14 dias. As vacinas Astrazeneca (Fiocruz) e Comirnaty (Pfizer) possuem o intervalo entre as doses de 90 dias.

Qual vacina as gestantes e puérperas com comorbidades podem tomar?

O Programa Nacional de Imunização (PNI) opta por, neste momento, suspender temporariamente o uso da vacina COVID-19 AstraZeneca/Oxford/Fiocruz em gestantes e puérperas, amparado pelas recomendações da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e Doenças Transmissíveis e em atendimento a solicitação da Anvisa.

A vacinação das gestantes e puérperas deverá ser condicionada a prescrição médica após avaliação individualizada de risco benefício.

As gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não tenham sido vacinadas deverão ser vacinadas com vacinas COVID-19 que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer).

Quais são os grupos prioritários que estão recebendo a vacinação contra COVID-19?

Pessoas com comorbidades na faixa etária de 40 a 49 anos;

Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;

As gestantes e puérperas pertencentes a outros grupos prioritários (trabalhadoras da saúde ou de outros serviços essenciais, por exemplo, poderão ser vacinadas após avaliação individual de risco e benefício a ser realizada em conjunto com o seu médico.

Como ocorrerá a vacinação dos profissionais da educação?

A vacinação dos trabalhadores da educação deve ser realizada na seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequência os trabalhadores da educação do ensino superior.

Os Trabalhadores da Educação terão o atendimento conforme critérios de prioridade definidos da seguinte maneira: em cada escolaridade segundo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

ASCOM PMSRS

Esse post foi publicado em COVID 19. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s