Resíduos da Construção Civil

177357593_4241133852587068_1582356118135218282_n

No Brasil, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, prevê a destinação dos resíduos da construção civil para tratamento, reciclagem, reutilização e a tentativa de não geração, pois na construção civil, por exemplo, o desperdício de materiais é um fator problemático.

Através da Educação Ambiental, esses fatores podem ser minimizados com soluções simples de gerenciamento de resíduos, e além de diminuir o impacto causado pelos processos construtivos, também agregam outros valores ao negócio, como diminuição dos custos!

O que pode ser reciclado?

Quase todos os resíduos de construção e demolição (RCD) podem ser tratados e reciclados, como tijolos, argamassa, concreto, pedras e cerâmicas, podem ser triturados e transformados em rachão, pedrisco, brita ou areia e possuem propriedades muito parecidas com agregados naturais.

Os resíduos de vidro, madeira, plástico, papel e gesso, também podem ser reciclados de diversas maneiras. O Gesso, por exemplo, pode ser empregado na fabricação de cimento ou utilizado como o gesso agrícola.

Os resíduos líquidos, como a lama bentonítica, gerada durante as escavações, e os esgotos domésticos, podem ser tratados e devolvidos à natureza. O lodo gerado durante o tratamento destes efluentes é comumente transformado em fertilizantes orgânicos e substrato para plantas.

Quais são os benefícios da reciclagem na construção civil?

Sustentabilidade: este processo garante que os resíduos sejam destinados corretamente após a construção e que, não sejam colocados em aterros clandestinos (sem tratamento), e disposto no meio ambiente causando problemas, como o assoreamento de rios e enchentes.

Saúde: O acúmulo de entulhos em despejos irregulares pode trazer doenças para a comunidade local, como ratos, baratas e moscas e podem funcionar como berço reprodutor para mosquitos que transmitem doenças aos humanos.

Economia: A reciclagem de alguns resíduos pode transformá-los em materiais úteis à própria obra, além de que reciclar e reutilizar os materiais diminui este custo de descarte, trazendo mais economia ao negócio.

Geração de novos postos de trabalho: a reciclagem poderá funcionar como uma forma de gerar outros postos de trabalhos focados nestas atividades.

A reciclagem na construção civil é uma alternativa que associará diversos valores ao processo, tornando-o mais atrativo e consciente!

ASCOM PMSRS

ofere rodel novo

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s