Na manhã de segunda-feira, 1º de março, os prefeitos das cidades de Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá e Extrema foram recebidos em Belo Horizonte pelo governador Romeu Zema e o Secretário de governo Igor Eto.
A reunião promovida pelo Deputado Federal Bilac Pinto teve o objetivo de aproximar o governador dos prefeitos, que apresentaram as demandas em comum das 4 cidades e demandas individuais dos municípios.
Na pauta, os principais assuntos em comum foram: As vacinas contra a COVID-19, a ineficiência dos serviços e os valores elevados cobrados dos consumidores pela COPASA nos 4 municípios , a deficiência da prestação dos serviços da CEMIG em Santa Rita do Sapucaí, Itajubá e Pouso Alegre, que tem causado prejuízo a empresas e aos cidadão.
Também esteve em pauta à necessidade da instalação de um gasoduto na região e a colaboração do estado de Minas Gerais na elaboração projetos imobiliários que facilitem as questões burocráticas e diminua o custo de terrenos e imóveis para tornar as cidades mais atrativas para vinda de empresas e novos empreendimentos.
O prefeito de Santa Rita do Sapucaí Wander Wilson Chaves aproveitou a oportunidade para propor mais uma vez ao governador Romeu Zema a reabertura do novo hospital, onde seria implantado um centro de alta complexidade em tratamento oncológico que contaria com a parceria das cidades da microrregião e atenderia a macro região sul mineira, já que o estado possui apenas 3 centros oncológicos que estão em Belo Horizonte e Muriaé.
O prefeito de Santa Rita do Sapucaí ainda propôs a parceria do estado na elaboração de um novo programa habitacional chamado “Vila Feliz Cidade”, que tem o objetivo de construir casas em áreas do município e do estado, no formato de vilas para serem distribuídas a população de baixa renda que não tem condições de comprar seu imóvel, o projeto além de oferecer moradia com um custo reduzido de acordo com a renda de cada família, oferecerá um conjunto de ações sociais e culturais aos moradores da vila que serão espalhadas por vários bairros da cidade.
Também foi proposta uma parceria do município de Santa Rita do Sapucaí e do estado de Minas para um projeto de infraestrutura na Fazenda Belvedere que possibilite a atração de novas empresas de ramos variados de atividades para o Município.
O governador Romeu Zema, destacou a importância de Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá e Extrema para o estado de Minas Gerais e se colocou a disposição para atender as demandas da microrregião e as demandas individuais de cada município de acordo com o possível. Zema fez questão de salientar que o estado começa nas cidades e que embora Minas Gerais ainda se encontre em uma situação financeira difícil devido às dívidas do governo anterior, houve um grande progresso nas ações de seu governo para recolocar o estado os trilhos.
O governador se mostrou otimista e com grandes expectativas para o ano de 2022 e com o acordo de recebimento do fundo de reparação da Vale, que é um dinheiro que além de ser utilizado na região afetada pelo rompimento da Barragem de Brumadinho será também utilizado para outras finalidades no estado.
O governador anunciou que o país terá 90 milhões de doses da vacina contra COVID-19 até abril e isso será muito importante para o país e para Minas Gerais. Sobre as estradas estaduais, foi anunciado um programa de recuperação deve ter início nos próximos meses.
Aproveitando a ida a Belo Horizonte os preitos de Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Itajubá se reuniram com Sr. Roberto Bastianetto, diretor de Comunicação da CEMIG para apresentar algumas demandas sobre os serviços da concessionária nas três cidades.
Segundo Bastianetto a CEMIG enviará técnicos já nos próximos dias para realizar estudo e fazer o levantamento dos problemas pontuais de queda de energia nessas cidades, para uma solução a curto prazo. Na oportunidade os prefeitos apresentaram também a necessidade de um serviço de mais qualidade na distribuição de energia elétrica que possibilite a atração de novas empresas para micro região.
Na reunião, Alexandre Ribeiro de Almeida agente de relacionamento da CEMIG, anunciou o programa da CEMIG de instalação de iluminação de LED em associações, hospitais e escolas das três cidades.
Santa Rita do Sapucaí será beneficiada com o serviço nas escolas estaduais Dr. Delfim Moreira (Grupão), Sinhá Moreira, Sanico Teles, Dr. Luiz Pinto de Almeida e Hospital Antônio Moreira da Costa.
Pingback: Prefeitos de Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá e Extrema são recebidos em Belo Horizonte pelo governador Romeu Zema e o Secretário de governo Igor Eto – Diário de Notícias