Minas registra primeiro caso de reinfecção por coronavírus

Paciente de 29 anos teve manifestação da doença num intervalo de 230 dias

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 29 anos, que apresentou diagnóstico confirmado para covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves, sem necessidade de hospitalização. A confirmação foi feita por sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias. 

O caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, pela área técnica da SES-MG – o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG). Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).

Este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente, em Minas Gerais. Demais dados sobre o monitoramento de casos suspeitos de reinfecção podem ser acessados no link do Boletim Epidemiológico Semanal de Reinfecção Associada a Covid-19.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s