Moradores da região de Itajubá relatam terem sentido tremor de terra

Na tarde de ontem(22), moradores de Itajubá, Piranguinho, Brazópolis, São José do Alegre, Delfim Moreira e região relataram ter ouvido forte estrondo seguido de tremor.  Moradores de prédios mais altos relataram os tremores mais fortes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajubá, o tremor na cidade pode se referir a um transformador que explodiu em um bairro do município. Uma equipe dos bombeiros foi acionada para conter as chamas no local, sendo que não houve riscos aos moradores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em relação aos tremores de terra em cidades da região de Itajubá, não houve nenhum acionamento para ocorrências deste tipo.

Algumas pessoas levantaram a hipótese do estrondo ter sido causado pela passagem de alguma aeronave em testes, de bases da Aeronáutica do Vale do Paraíba/SP.

A passagem de um avião supersônico pode ocasionar estrondos e tremores ao ultrapassarem a barreira do som.

No Brasil a FAB opera com aviões supersônicos, como os caças F-5N e faz testes com os novos Gripen NG. A passagem destes tipos de aviões na região é comum, mas dessa vez realmente ocorreu um estrondo diferente.

O Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UnB), que capta sinais de tremor de terra por meio de estações sismográficas, não registrou nenhuma ocorrência deste tipo no Sul de Minas e nem no Brasil nesta quarta-feira (22).

O Observatório Sismológico faz parte do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília e tem como objetivo estudar os terremotos no Brasil.

Informações de Fernando Lima/G1 Sul de Minas

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s