Na tarde de ontem(22), moradores de Itajubá, Piranguinho, Brazópolis, São José do Alegre, Delfim Moreira e região relataram ter ouvido forte estrondo seguido de tremor. Moradores de prédios mais altos relataram os tremores mais fortes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajubá, o tremor na cidade pode se referir a um transformador que explodiu em um bairro do município. Uma equipe dos bombeiros foi acionada para conter as chamas no local, sendo que não houve riscos aos moradores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em relação aos tremores de terra em cidades da região de Itajubá, não houve nenhum acionamento para ocorrências deste tipo.
Algumas pessoas levantaram a hipótese do estrondo ter sido causado pela passagem de alguma aeronave em testes, de bases da Aeronáutica do Vale do Paraíba/SP.
A passagem de um avião supersônico pode ocasionar estrondos e tremores ao ultrapassarem a barreira do som.
No Brasil a FAB opera com aviões supersônicos, como os caças F-5N e faz testes com os novos Gripen NG. A passagem destes tipos de aviões na região é comum, mas dessa vez realmente ocorreu um estrondo diferente.
O Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UnB), que capta sinais de tremor de terra por meio de estações sismográficas, não registrou nenhuma ocorrência deste tipo no Sul de Minas e nem no Brasil nesta quarta-feira (22).


























