A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na tarde de terça-feira(26) que não utiliza mais a hidroxicloroquina em pacientes que tratam da covid-19 em Itajubá. O programa Revista da Manhã falou do assunto ontem(27).
A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, Nilo Baracho, em vídeo publicado na página oficial de Prefeitura. De acordo com ele, com o início da pandemia, tanto o Hospital de Clínicas como a Santa Casa começaram o protocolo com hidroxicloroquina, tamiflu e a azitromicina. Mas, com o avançar do surto, houve a mudança de atuação.
Segundo o secretário, “novos estudos foram aparecendo, principalmente na revista Lancet, que mostra que o uso da cloroquina não contribuiu com a diminuição da mortalidade e ainda provoca efeitos colaterais, como a arritmia cardíaca. Não estamos usando no momento”. Ele disse ainda que o município está aberto a novos tratamentos e tudo que a ciência oferece, para ajudar no combate ao novo coronavírus.
Nesta segunda-feira(25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ter suspendido os testes com o medicamento. A hidroxicloroquina é suspeita de dar efeitos colaterais graves em pacientes.


























