Em Santa Rita do Sapucaí, por volta das 12h00 de hoje(13), a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal foram acionadas para combater um incêndio as margens da BR 459 na “Fazenda Chalé”, próximo ao trevo de acesso à cidade.
Por ser próximo a rodovia, a fumaça oferecia riscos de acidentes, alem de ser um local próximo a uma subestação da CEMIG.
O fogo foi controlado com a utilização do caminhão tanque do município, e por volta das 15h00 já não havia mais nem um foco de incêndio.
Vele lembrar que as queimadas são mais frequentes nesta época do ano, podendo causar danos na rede elétrica, prejudicar a segurança dos motoristas, que têm a visibilidade das pistas comprometida e, no ambiente rural, reduzem a produtividade nas áreas de cultivo.
Entre os problemas ambientais, vale destacar o impacto na fauna, já que queimadas florestais destroem o habitat natural e provocam a morte de animais.
Uma das principais causas de incêndios florestais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que se espalham rapidamente, especialmente no período seco. Além disso, o descarte de cigarros acesos na beira das estradas também ocasiona queimadas, Garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.
Antes de realizar uma queimada, consulte o Instituto Estadual de Florestas (IEF) pelo telefone 0800 282 2323.