Esgoto sem tratamento pode ter causado mortandade de 50 toneladas de peixes em Furnas

Tilápias criadas em tanques-rede foram encontradas mortas no último sábado(11) na Represa de Furnas, em Alfenas. Só um criador perdeu cerca de 50 toneladas de peixes.

“Perde o chão né, perdemos sete anos de trabalho, investimento eu com o meu sócio, é uma situação crítica. Eu não tenho nem palavras para falar, porque realmente é triste”, disse o piscicultor, Júlio César Vital.

Peixes nativos também morreram. “Grande mortalidade de peixes, tanto em pisciculturas quanto em peixes nativos aqui na nossa região. Justamente aqui no braço onde lança o efluente sem tratamento, a gente fala sem tratamento porque se estivesse sendo tratado não estava tendo mortalidade”, disse a técnica e perita ambiental, Cristiane Mariana Novaes.

No meio do lago, dá para se ter uma noção da proporção da mortandade de peixes. Cada um dos tanques têm cerca de 1,5 mil peixes. Um prejuízo de quase R$ 1 milhão.

“Realmente não é fácil recuperar, a gente tem financiamento em banco, custeio em banco, e tudo que a gente faz não é dinheiro próprio nosso, a gente tem um custeio que vence daqui 12 meses, a gente tem que ir lá e quitar o custeio para sair um novo financiamento pra gente continuar o nosso trabalho e agora realmente vai ficar inviável a gente voltar, vamos pensar no que a gente vai fazer”, disse o piscicultor.

A denúncia de contaminação foi feita há 90 dias pela perita ambiental.

“Há uns 90 dias teve uma mortalidade também em outra piscicultura da minha família e na piscicultura também presente hoje e nós pegamos um flagrante, da Copasa e a ETE lançando efluente sanitário sem tratamento”, completou Cristiane.

A Copasa informou que que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está operando dentro da normalidade, de acordo com vistoria da Policia Ambiental na tarde deste sábado e portanto, a companhia afirma que não tem nenhuma responsabilidade com a mortandade de peixe no Lago de Furnas, na cidade.

G1 Sul de Minas

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s