Estilo de Vida – Como romper a barreira da procrastinação para a ação

Procrastinar é enrolar o máximo possível para fazer algo que você precisa, necessita, deve ou quer fazer. Quanto mais você deixa para amanhã o que deveria fazer agora mais força você dá para o seu ego e sua autoestima proporcionalmente diminui porque você está convencendo a si próprio de que não é capaz… E aqui vai uma grande revelação: amanhã você não será melhor e mais capacitado do que hoje para realizar algo você tenha que fazer agora.

O grande paralisador da maioria das pessoas que eu conheço (e o meu) é o medo, sim! Nós temos medo de praticamente tudo que desconhecemos desde coisas mínimas a grandes mudanças, nossa zona de conforto nos convence de que apesar de estarmos em uma situação mais ou menos ou até ruim, estaremos melhor nessa falsa segurança do que nos arriscando. Na verdade a ideia não é nos desafiarmos a todos os momentos fazendo tudo aquilo que nem desejamos só para nos provar que somos capazes e sim estarmos mais consciente que nossos objetivos dependem somente das nossas ações para funcionarem e isso algumas vezes implica em riscos, mudanças e coragem.

Se você está bem onde está e como está vivendo, sinta-se extremamente feliz por isso, porque estar bem e satisfeito é um julgamento extremamente pessoal, mas se você está sentindo um certo vazio ou certa incapacidade de fazer acontecer é sinal de que algo está errado e algumas medida precisam ser tomadas brevemente.

A procrastinação tem uma explicação científica que irei abordar rapidamente: nosso cérebro é divido em partes, temos uma parte dele que tem a função única e exclusiva de nos proteger que se chama amígdala cerebral, ela foi muito útil quando éramos primatas e precisávamos nos proteger em todos os sentidos, naquela época tudo representada perigo: um animal selvagem, um alimento venenoso, entre outras coisas. Nos dias de hoje a amígdala cerebral continua nos protegendo e ela é muito importante, pois nos casos de extremo perigo é ela quem nos salva, no entanto ficamos travados ao não conseguir utilizar todos os recursos que possuímos, principalmente aqueles que vão gerar alguma mudança ainda que positiva, pois sentimos receio.

“Aquilo que você mais resiste, é o que irá te proporcionar mais mudanças”.

Não é fácil vencer a barreira da procrastinação, realmente precisamos de uma dose grande de coragem e confiança para sairmos de onde estamos e irmos para uma oportunidade de conseguir algo melhor, seja em qual área da vida estivermos tratando.

Não tentar é sinônimo de não conseguir, é uma equação muito simples. O grande problema é nos acostumarmos a sermos pessoas fracassadas que não tentam nada porque as coisas são como são.

Nosso corpo reage quimicamente quando tomamos alguma ação fora do padrão, algumas pessoas sentem sono, outras ansiedade, cada pessoa tem uma reação diferente, cabe a cada um transcender essa barreira química e psicológica e diminuir a autossabotagem para nos provarmos que sim, somos capazes de fazer coisas diferentes e lidar com esse processo.

Uma dica para se colocar em ação é escrever em um caderno um projeto ou ação que você esteja procrastinando por medo, receio ou falta de confiança, descreva quais são as ações envolvidas nesse processo e destaque quais são aquelas que estão te travando de seguir em frente, agora vou sugerir uma questão do autor Tim Ferriss para complementar essa dica… Escreva o que de pior poderia acontecer se você realmente realizasse essa ação e como você poderia recuperar os possíveis danos.

Na maioria das vezes fantasiamos muito mais as coisas do que elas realmente são, conhecendo os possíveis riscos inerentes ao processo você poderá se sentir mais seguro para seguir em frente!

Vamos à ação!

Escrito por: Anna Carolina Fontes

Fan page: https://www.facebook.com/12minutosparaumavidaincrivel/?ref=hl

Instagram: PROJETO12MINUTOSjm ofere

Esse post foi publicado em Estilo de Vida. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Estilo de Vida – Como romper a barreira da procrastinação para a ação

  1. Rafael disse:

    Bom dia!
    Excelente texto Anna, parabéns pela reflexão.

    Vale a pena ler no mínimo umas 3 vezes 🙂 Vivemos em momentos de procrastinação e nem percebemos, recomendo todos a lerem.

    Já estou seguindo a tua página.

    Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s