​Estudantes participam do Painel de Literatura

Estudantes participaram do terceiro Painel de Literatura Sessão Feitores das Palavras realizado sábado passado (20), precis’amente no Auditório Aureliano Chaves no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. O evento foi organizado pela Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí e contou também com a presença dos acadêmicos.  DSC02640

A estudante Isadora Murad, que pela primeira vez participou do Painel, exibiu um vídeo com a música “O cio da terra” interpretada por Milton Nascimento. O texto que recitou fez referência ao “Manifesto antropofágico”, do escritor Oswald de Andrade. Ela gostou dos pontos de vista levantados no Painel. “Eventos como este contribuem muito para nossa formação. É uma rica oportunidade para conhecer novos artistas literários, além dos acadêmicos. Amplia nossa visão de mundo, nossa sensibilidade para a literatura. O próprio fato de ouvir outras pessoas declamando seus poemas nos deixa mais sensíveis para a literatura. Entender o outro, através de suas palavras, compreender qual a mensagem que o outro está querendo nos passar nos auxilia a conhecer novos pontos de vista”, diz a estudante.

Já Alcides Douglas, também estudante, declamou dois poemas de sua autoria. Ele participou pela segunda vez do Painel, que considerou um “ponto de fuga”.  “Achei o evento bem interessante. Acho importante que haja um ponto de fuga para que escritores, que ainda estão começando, possam apresentar suas ideias, seus trabalhos, se expressar. Acho realmente que é uma ótima ideia, e tem sido um bom evento. Só acho que deveria ser mais divulgado, através da mídia, cartazes expostos, nas escolas. Tenho certeza que assim o evento tomaria proporções bem maiores e diversificadas”, comenta o jovem escritor.

Outra presença no Painel foi a de José Adão Ribeiro, o “poeta dos acrósticos”. Figura frequente nos eventos da Academia, José Adão leu um acróstico chamado “Construção” e um outro em homenagem ao poeta Casimiro de Abreu. “Sempre será um honra participar dos eventos da Alca”, conta José Adão.

O acadêmico Evandro Carvalho leu trechos dos escritores Jorge Luís Borges e Giovanni Papini, além de dois textos de sua autoria. Com apartes dos acadêmicos Elias Kallás e Yago Bueno, foram apresentados trechos dos filmes “Sonhos”, de Akira Kurosawa, e “2001 – Uma odisseia no espaço”.  Por falar em Odisseia, a estudante Isadora foi premiada com a obra clássica de Homero.

O próximo Painel de Literatura acontece em 25 de outubro.

  OFERECIEMENTO PAPÃO

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s