FAI adquire acervo virtual com cerca de dois mil livros

Acervo digital complementa acervo impresso da biblioteca

Com apenas com um click, a comunidade acadêmica FAI – alunos docentes e colaboradores – tem acesso gratuitamente a livros das mais diversas áreas do conhecimento. Antenada nas novas tendências do mundo digital, a FAI adquiriu este ano um acervo virtual com cerca de dois mil títulos que complementa o acervo impresso da biblioteca. Com isto, os usuários – de onde estiverem – podem recorrer às estantes virtuais para encontrar livros, sem ter que caminhar até a biblioteca.

Outra questão que se levou em conta foi a otimização de espaço. Era preciso pensar em novas alternativas para ampliar seu acervo. Foi a partir daí, que surgiu a iniciativa de implementar a biblioteca virtual na FAI, uma opção a mais de acesso a obras de qualidade e atualizadas.

Para a bibliotecária Magda Soares, adquirir a plataforma é uma tendência atual de grandes instituições. “O armazenamento das informações na nuvem de dados da internet facilita o acesso dos acadêmicos a novas informações. Uma solução para nosso espaço e uma ótima alternativa para os alunos. Nossa expectativa é que os alunos aproveitem essa ferramenta fantástica e acessem ativamente a plataforma”, ressalta a bibliotecária.

Para o diretor da FAI, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, a biblioteca virtual é um importante investimento. “O uso da biblioteca virtual pelos alunos da FAI vai ao encontro dos indicadores que apontam um crescimento anual acentuado na venda de e-books e um decréscimo persistente no volume de venda de livros físicos ou impressos.”

Além da consulta aos textos dos livros, o sistema permite inserir anotações eletrônicas, gravar comentários no perfil do usuário e fazer marcações nas páginas. Além disso, é possível imprimir até 50% do conteúdo do livro, desde que compre os créditos de liberação de impressão do conteúdo no próprio site. Se o usuário se interessar em comprar o livro completo, tem direito a descontos especiais.

O que dizem os usuários da biblioteca virtual

jere “Agora eu tenho usado mais a biblioteca virtual porque eu comprei um iPad,  tem um aplicativo e com ele eu consigo acessar mais facilmente. Pesquisa online é meio chata, você ficar folheando aquilo lá, mas o bacana é que você não precisa ficar vindo até a biblioteca para pegar livros.  Dá para marcar páginas, que é bem legal. Somos da era digital. É interessante ter tudo na máquina. Outra vantagem é que tem livros de todas as áreas. Por exemplo, eu gosto de filosofia. Eu entro e procuro, está aberto ali, acesso fácil. Não tem que perguntar para a bibliotecária se tem aquela obra ou não. É um grande passo que a FAI deu.”

Jeremias Tertuliano Pereira, aluno do 4º de Sistemas de Informação

 jere2“Eu utilizo a biblioteca virtual. Para mim a maior vantagem é a questão da mobilidade, posso acessar a biblioteca até mesmo pelo celular, seja em horário de almoço, ou em outro momento qualquer. Todos os livros que precisei, encontrei lá, até alguns utilizados no TCC. Você pode fazer vários filtros para chegar em um determinado livro e também para chegar em determinado assunto. Por exemplo, em um livro com mil páginas, você quer achar um tema ou assunto especifico, você vai pesquisando. Podemos navegar no conteúdo do livro, fazer uma pesquisa por tema.”

José Gilson Rosa, aluno do 4º ano de Sistemas de Informação

OFERECIMENTO-INFO

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em INFORMATIVO FAI. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s