O deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG), presidiu a audiência pública proposta por ele para avaliar o estágio atual das hepatites crônicas no Brasil. O debate que aconteceu ontem quinta-feira, 08, na Câmara dos Deputados em Brasília, contou com a presença da coordenadora geral de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Elisa Argia Basile Cattappan, do diretor técnico do Grupo Esperança – SP, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do gastroenterologista de São Paulo, Hoel Sette Júnior, do, presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, deputados e representantes de Ongs ligadas ao atendimento aos pacientes.
Foram discutidos: o tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso aos novos medicamentos e o estágio atual do Programa de Diagnóstico de novos casos.
Geraldo Thadeu lembrou que 28 de julho é o dia dedicado à Luta contra as Hepatites. “Esta casa, que já foi cenário de mobilizações por campanhas de conscientização e ações pela garantida da qualidade no atendimento aos portadores da doença, a exemplo de evento realizado em 2009, com testes de detecção da doença, vacinação, audiências e palestras, pode e deve apoiar as atividades que serão realizadas em todo o País.”
Na quarta-feira, 07, o deputado esteve em reunião com o Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fábio Caldas de Mesquita. Geraldo Thadeu criou na Câmara em 2003 a Frente Parlamentar das hepatites em favor dos pacientes. O trabalho garantiu o direito do paciente portador de hepatites virais realizar o tratamento gratuito pelo SUS, assim como garantiu a disponibilização de novos medicamentos e mobilizações por conscientização em todo o país.

























