Os padrões de beleza atuais valorizam um sorriso bonito e agradável, por consequência, houve um aumento na procura dos profissionais da área odontológica, para correção de imperfeições dentárias. Na Periodontia, área especializada da Odontologia que trata a gengiva, técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para o equilíbrio da relação dento-gengival.
Dois procedimentos são utilizados para melhorar a aparência de um sorriso que expõe a gengiva de modo exagerado: a Gengivectomia – elimina tecidos gengivais inflamados e hiperplásicos, devolvendo a funcionalidade; e a Gengivoplastia – corrige ou elimina deformidades gengivais, com finalidade estética.
Os procedimentos cirúrgicos de recontorno gengival são consideravelmente simples e rápidos, tendo em vista como requisito as boas condições clínicas prévias do paciente, tais como: ausência de doença periodontal e motivação de boa higiene oral. Sendo assim, a cirurgia pode ser realizada e a cicatrização completa leva de 4 a 5 semanas, embora com 14 dias a gengiva já possa parecer cicatrizada.
Desta forma, pode-se chegar a um sorriso com harmonia e uma boa aparência estética. E, para o sucesso pré e pós-cirúrgico, é imprescindível uma boa higiene oral e um acompanhamento odontológico especializado com um Periodontista, para que então se possa concluir com êxito o tratamento estético gengival.
Aline Moreira, Andressa Campioni, Ana Paula Leite, Bruna Gouvêia e Patrícia Soares (Acadêmicas do 6o período de Odontologia do INAPÓS).
Cristiane Loureiro Matni, Lucinei Roberto de Oliveira. (Professores da Disciplina de Periodontia do INAPÓS).

























