Na manhã de ontem sábado(05) Giácomo Costanti, o comandante da Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí Marcos Roberto Ramos e o Guarda Municipal Elivelson Soares estiveram visitando a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Poços de Caldas.
Foram recebidos na Sede da GCM pelo seu Diretor Robert Garcia. pelos GMs Fagundes, Nilza, Ednaldo e Ana Maria.
Em seguida foram até o auditório onde estava havendo um treinamento para a Equipe da Defesa Civil e onde ocorreu o reencontro dos amigos Benedito Domingos coordenador da Defesa Civil daquele município e o Giácomo Costanti, ex coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí.
A pedido do Coordenador Benedito Domingos, Giácomo Costanti comentou sobre a importância da ação da Defesa Civil em um município, do grande e compensador trabalho de voluntariado em prol da defesa dos munícipes aos membros da equipe da Defesa Civil que participavam do treinamento, em seguida pousaram para uma foto registrando se assim este momento.
Em seguida os GMs Nilza e Ednaldo levaram os visitantes para conhecer os Núcleos de Proteção Permanente, os NPPs, espalhados na área central da cidade.
Os NPPS estão instalados em pontos estratégicos e em locais de grande concentração de pessoas/turistas, inibindo se assim a ação de vândalos e infratores da lei.
Em cada NPP tem um Guarda Municipal durante 24h com toda a infraestrutura para a sua permanência.
Segundo os GMs Nilza, Ednaldo e Ana Maria após a suas instalações trouxe mais segurança e estreitou os laços entre a Guarda Civil Municipal e a população.
Em seguida a comitiva seguiu por um breve tour pela cidade acompanhados pela Guarda Civil Municipal.



























Bacana e bom quando a prefeitura investe na segurança do cidadão e não fica chorando colocando a culpa em administrações passadas.
E depois dessa matéria me lembro de um guarda municipal digitar na matéria do furto do poste na avenida beira rio a seguinte pérola : “Na beira rio foi realizado patrulhamentos,a Guarda Municipal atende os patrimônios da cidade toda e atende ocorrências durante seu trabalho,quem tem que ficar nestes postos de serviço FIXO ,SÃO VIGILANTES municipais e a Prefeitura conta com seus trabalhos relevantes no posto fixo,NÃO TEM, COMO O GUARDA FICAR NO POSTO FIXO POIS O GUARDA SOCORRE O CIDADÃO,ATENDE O CLAMOR POR MAIS SEGURANÇA !!”
Pelo jeito á uma certa má vontade dos setores públicos de nossa cidade. Só não entendo o porque as coisas aqui em Santa Rita tem sempre de ser mais difícil, mais lento e com muita mas muita má vontade.
Comentário Fabio Costa na matéria poste de iluminação é furtada na avenida beira rio:
“Caro quem fica em posto fixo é VIGILANTE MUNICIPAL,e não Guarda,a Prefeitura pode colocar um VIGILANTE MUNICIPAL lá de serviço,volto a dizer vc não conhece o trabalho da Guarda Municipal,faz o seguinte este é seu nome se for anônimo é fácil,quero ver colocar o nome verdadeiro e posicionar,VIGILANTE não faz segurança publica,NÃO SOCORRE,não registra BO,não patrulha de viatura,não tem o curso com GRADE CURRICULAR DA SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA,enfim VIGILANTE TEM O PREPARO PARA FICAR EM POSTO FIXO COMO NA AV BEIRA RIO,só para vc conhecer um pouco GUARDA MUNICIPAL NÃO TRABALHA SOZINHO,SÓ EM DUPLA !!!com supremacia de forças,há vc tb não sabe o que é supremacia né !!!! “
Muito Boa essa Guarda de Poços de Calda e o respeito que a Administração tem com os seus Comandados,nunca ouvi ou vi alguma máteria daquela cidade dizendo que a guarda de lá prendeu ou apreendeu alguém mas mesmo assim eles tem suas guaritas onde ficam protegidos e podem desta forma chamar a Polícia.
Bem que isso podia ser feito também aqui em Santa Rita colacar essas casinhas com um guarda na Praça Santa Rita,praça Santo Antonio,praça da crinça,praça que esta cheio de problemas com drogas no Novo Horizonte e também na Nova Cidade,isso ia resolver todos os problemas e a guarda Municipal ia trabalhar de verdade.
Verdade Jorge!!!
Precisamos primeiro sabermos se os guardas municipais querem trabalhar, pois quando ligamos lá escutamos do atendente não é nossa função, ou melhor tenho escutado por duas vezes da pessoa que atende o telefone que hoje estamos com falta de guardas, faltaram todos ao serviço.
Isso não é desculpa para não atender a chamados da população,imagine se alguém faltar no emprego em qualquer firma e por isso parar a produção.
Caro quem fica em posto fixo é VIGILANTE MUNICIPAL,e não Guarda,a Prefeitura pode colocar um VIGILANTE MUNICIPAL lá de serviço,volto a dizer vc não conhece o trabalho da Guarda Municipal,faz o seguinte este é seu nome se for anônimo é fácil,quero ver colocar o nome verdadeiro e posicionar,VIGILANTE não faz segurança publica,NÃO SOCORRE,não registra BO,não patrulha de viatura,não tem o curso com GRADE CURRICULAR DA SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA,enfim VIGILANTE TEM O PREPARO PARA FICAR EM POSTO FIXO COMO NA AV BEIRA RIO,só para vc conhecer um pouco GUARDA MUNICIPAL NÃO TRABALHA SOZINHO,SÓ EM DUPLA !!!com supremacia de forças,há vc tb não sabe o que é supremacia né !!!!
Contimuo com o mesmo posicionamento,mas este trabalho acima mostrado é realizado por uma Guarda que tem efetivo para estes postos fixo,viaturas e demais equipamentos e investimentos não é a relidade de Santa Rita do sapúcai-MG.e lá em Poços tem o vigia uniformizado,que é o mesmo que o Vigilante Municipal de Santa Rita do sapucai-MG.
O Guarda Municipal formado e profissional,não trabalha sozinho,só trabalha com 02 Guardas,com supremacia de forças,para atender a demanda e não parar oS PATRULHAMENTOS PREVENTIVOS tem que aumantar o efetivo,tirar uma viatura HOJE com 02 Guardas TREINADOS para socorrer o cidadão,atender as solicitaçôes do cidadão,SENDO que tem no quadro da Prefeitura,vigilantes municipais que podem ficar nestes postos NOS DIAS DE HOJE.
No futuro sim pode ter Guardas nestes,pois o efetivo será maior !!!profissional de Segurança Publica como o Guarda Municipal,não trabalha sozinho,como em aprendizado em curso,sozinho não tem como resolver nenhuma OCORRÊNCIA que depare ou é solicitado.
Lá em Poços funciona pois tem mais investimentos e o Vigia lá faz parte do Quadro da Guarda Municipal,o Comandante tem autonomia em escalar o Vigia!!!
PODE SER ASSIM EM SANTA RITA DO SAPÚCAI-MG??????
Não podem colocar o Guarda Municipal sozinho,pois traz risco a PRÓPRIA VIDA DO GUARDA,pois Guarda é reconhecido como Agente de Segurança Publica,e muitos integrantes da Guarda Municipal já tem ameças contra a vida !!!
Como que se defende o cidadão e a própria vida SOZINHO ?????????
As realidades de Santa Rita e Poços de Caldas são totalmente diferentes, a começar pelo trânsito,estacionem em local proibido pra ver tenho certeza que será multado,aposto que quando chegam nesta Cidade colocam até mesmo o cinto de segurança e aqui bem diferente,o comandante poderia estar mapeando os locais com mais vulnerabilidade ao invés de copiar outras Guardas,isso me parece alguém que não tem preparo para o cargo que exerce.
Quem tem o treinamento é o Profissional Guarda Municipal,trabalha dentro da lei e aplica o treinamento do Curso de Formação com grade curricular do SENASP-Secretária Nacional de segurança Publica,somente o Agente conhece o Risco de se trabalhar sozinho ou sem o DEVIDO EQUIPAMENTO,quem não conhece irá criticar mesmo sabendo que a Guarda municipal presta um trabalho de relevância aqui em santa Rita do Sapucaí-MG e no Brasil.
Simplesmente não deve simplesmente vamos escalar um Guarda na praça,terminal etc !!!
TEM que escalar 02 Guardas e equipados para se defender a própria VIDA e ao menos defender o cidadão ,até o apoio da Guarda Municipal chegar,TEM que ter este apoio,uma viatura com 02 Guardas,NA FALTA DO material humano, logística e equipamentos fica inviável e com RISCO A VIDA DO GUARDA .
ESTAMOS DEBATENDO SOBRE GUARDA MUNICIPAL A NÍVEL BRASIL,FALANDO DE GUARDAS MUNICIPAIS E NÃO DE AMADORES !!!!