FALA CIDADÃO – Sáude em Santa Rita

“Olá Vale Independente, já escrevi  sobre o hospital que todos reclamam, pois tem a triagem que todos concordam, so não com os horários e pela cor verde 2 horas enfim es pegar o azul e 4 horas isto está errado pois os médicos só atendem seguindo o horário.

Já fiquei lá só pra conferir realmente é verdade perguntei para o médico ele estava no celular e disse que estava esperando dar a hora enquanto isto pessoas com dor esperavam.

Já com o secretario e nada foi feito já escrevi pro prefeito não tive resposta.

Na policlinica não tem médico, nem exames como ultrason eletrocardiograma só em Pouso Alegre e demora uns 5 meses  se o SUS cobre estes exames lá por que não aqui?

Quando pergunto dizem que é o governo e que exames de rotina como sangue urina  só daqui a 2 meses se você tiver email de governo ou do deputado que é de santa rita mais so vem em epoca de eleição me manda pois tenho muito o que falar.

Ginecologista é só 2 fichas tem que estar lá às 3 da madrugada
Enfim estamos só nas mão de Deus!”

Cara amiga, reenviamos seu email à direção do hospital (Pronto Atendimento), Secretaria de Saúde (email constante no site da prefeitura), Assessoria dos Deputados Bilac Pinto e Dalmo Pereira, PORÉM o ÚNICO retorno que tivemos foi do Diretor do Hospital:

Assunto: Resposta a reclamação da Sra. Neuza Faria de Oliveira

        Prezada Senhora,

    Com referência à demora para o atendimento Informamos também que o PAM ? Pronto Atendimento Médico de Santa Rita do Sapucaí adota o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco onde os usuários são atendidos pelo risco e não pela ordem de chegada e que os pacientes com patologias mais graves é atribuída à cor vermelha, que corresponde a atendimento imediato. Os casos muito urgentes recebem a cor laranja, para serem atendidos em dez minutos. Aos casos de gravidade média, é atribuída à cor amarela, com prazo máximo de atendimento em uma hora, os pacientes que recebem as cores verde tem o prazo máximo de atendimento em uma hora e por fim os que recebem a cor azul representam casos de menor gravidade e podem ser atendidos em até 4 horas.

    Tal Política foi adotada pelo Estado de Minas Gerais que optou por realizar a Classificação de Risco (Protocolo de Manchester) para que todos os pontos de atenção à saúde (Unidade Básicas de Saúde, Unidade Mista, Pronto Atendimento, Pronto Socorro Hospitalar, hospitais gerais e especializados) utilizassem uma linguagem comum, com critérios uniformes, que permitisse estabelecer o melhor local para a resposta a uma determinada demanda no menor tempo possível.

    Salientamos também que o principal objetivo da implantação do Protocolo de Manchester é priorizar os atendimentos de pacientes que apresentam maiores riscos devido à gravidade de seu estado de saúde e que os tempos para atendimento de cada cor são os tempos máximos para atendimento e que caso não exista pacientes com maior gravidade em atendimento naquele momento os atendimentos devem ser imediatos independente da cor atribuída no acolhimento e classificação de risco. O protocolo existe para garantir o atendimento de pacientes graves no menor tempo possível e não para dificultar o atendimento de pacientes que procurem por atendimento no serviço.

    Desta forma caso possua o nome do médico que estava no telefone e o dia que tal fato ocorreu favor remeta os dados para que possamos tomar medidas para que tal fato não repita.

    Quanto às queixas referente a atendimento médico nas policlínicas, exames de ultrassom, exames de eletrocardiograma e ginecologistas nos postos de saúde não posso me posicionar a respeito por não respondemos por tais serviços e acreditamos que tais questionamentos devem ser levados ao prefeito municipal, secretário municipal de saúde Câmara Municipal e conselho municipal de saúde que com certeza podem tomar medidas efetivas para averiguação, diagnostico e solução de tais problemas.

    Atenciosamente,

                                  Marcos Paulo

Esta entrada foi publicada em Fala Cidadão, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

25 Responses to FALA CIDADÃO – Sáude em Santa Rita

  1. Avatar de Luiza Ribeiro Luiza Ribeiro disse:

    Vocês vão me desculpar,mais o nosso hospital esta uma porcaria e esta pessoa que fez a reclamação esta corretissima,pois recebemos as cores de acordo com o que sentimos,ta…..só que….engraçado;a gente demora tanto pra ser atendido e qdo enfim consiguimos entrar na sala do Dr,em menos de dois minutos ja saimos,pq então da demora????Ninguém procura o hospital por diverção,claro que tem exeções dos mais graves,mais ainda assim é muita demora pra rapidez do atendimento, que isso é uma falta de respeito com a população ah isso é….!

  2. Avatar de Fabi Fabi disse:

    Denuncie no site proteste já do CQC que eles vem aqui mostrar o maravilhoso atendimento do nosso Hospital, que ainda não fechou por sorte.

    • Avatar de Anselmo Anselmo disse:

      CQC, haaaaa faça me um favor vcs ficam ai assistindo aquela babozeira e depois vem e jogam m………. no ventilador.

  3. Avatar de EDWIGES A.S RIBEIRO EDWIGES A.S RIBEIRO disse:

    todos reclamam do nosso hospital,mas é o único que temos que com ou sem demora ninguém sai sem atendimento.isso não acontece só aqui em pouso alegre ou em consultorio particular agente espera também, e ninguém reclama.quanto aos ginecologista eu também estou aguardando ,pois tem dois deles de férias,mas se chegar as cinco seis horas consegue ficha sim .só que algunas pessoas querem um medico especifico ai fica dificil mesmo.não estou criticando os usuarios nem defendendo os medicos .apenas sendo realista

  4. Avatar de maria eliane barroso maria eliane barroso disse:

    tem que melhorar o atendimento na triagem coloca pessoas que entende realmente não qualquer uma

  5. Avatar de daiane daiane disse:

    outro dia cheguei de taxi passando mal passei pela triagem e me deram bolinha verde,fui perguntar na recepcao se ia demorar p me atender,a moça da recepçao me disse se o seu caso é serio por q nao chamou a ambulancia.pensei comigo se p o atendimento tenho q esperar 2 horas imagina o tempo q eu ia ter q esperar ate a ambulancia chegar na minha casa.

  6. Avatar de ANA PAULA ANA PAULA disse:

    É A PURA VERDADE O PSF 5 JÁ FAZ, MAS DE 1 MÊS QUE ESTÁ SEM MEDICO,DAÍ TEMOS QUE RECORRER AO HOSPITAL,CHEGANDO LÁ AQUELA ESPERA ABSURDA,MAS COMO A COLEGA ANTERIOR DISSE:QUE ATÉ NO PARTICULAR TEMOS QUE ESPERAR,E NINGUEM RECLAMA,SERÁ QUE É PQ ,QUANDO É ATENDIDO NO PARTICULAR O ATENDIMENTO DO (MEDICO)É SATISFATÓRIO,JÁ NO HOSPITAL ELES NÃO DEMORAM NEM DOIS MINUTOS ,PARA EXAMINAR UM PACIENTE.POR FAVOR MORADORES QUE PRECISAM DO PSF 5 , VAMOS TOMAR UMA ATITUDE ATÉ QUANDO SEM MEDICO.?

  7. Avatar de Marcia Marcia disse:

    Nossa me falam como é PAM? Nunca recebi. Minha cunhada esses dias estava quase desmaiando no Pronto Socorro e demoram mais de 30 minutos para atendê-la. E ainda chegou uma moça com dor nos pontos, onde havia feito cezaria e ainda demoraram para atendê-la. Qual a cor que entregaram? Nenhuma. Uma desfeita, uma falta de respeito. Médicos com cara feia, nem olham para a nossa cara. Porque trabalham então? Concordo em chamar um rede de tv e filmar, colocar uma camera escondida. Prefeito dessa cidade não faz nada não, nunca fez nada para cidade inteira.

  8. Avatar de Carlos Sheet. Carlos Sheet. disse:

    Quando a população entender que pronto-socorro é para pronto-socorro e não para consulta ambulatorial,tudo se resolve.

    • Avatar de Fabiana Fabiana disse:

      Vc esta mal informado!!!!! Já vi muita gente lá passando muito mal e sem atendimento…um absurdo seu comentário ..mesmo se so houvessem casos de emergência o descaso seria mesmo.Pq sai ano entra ano esse hospital não respeita ninguém!!!!
      Cansei de ver a recepção lotada e la dentro medico vendo revista da Avon, conversando com enfermeiras,e fazendo pouco caso das pessoas!!!!!

  9. Avatar de Paula Paula disse:

    Você chega no pronto atendimento, como a pessoa sabe se o seu caso é urgente ou não, como ela vai classificar com a cor certa, se ela não é capacitada para isso, se não é o próprio médico?? Tempos atras uma gripe não era sinal de preoculpação, hoje uma gripe pode matar. Como saber o grau de risco? Acho muito dificil, um absurdo!!!!

  10. Avatar de Valquiria Valquiria disse:

    Esse assunto é muito polemico, tendo como inicio, um trecho da resposta dada pelo diretor do PAM, o Sr. Marcos Paulo, onde segue: ” Salientamos… tempos máximos para atendimento e que caso não exista pacientes com maior gravidade em atendimento naquele momento os atendimentos devem ser imediatos independente da cor atribuída no acolhimento e classificação de risco.” Esse trecho, eu como moradora e contribuinte do município de Santa Rita do Sapucaí, posso afirmar que não ocorre, pois em uma madrugada do mês de julho, as 02:59h para ser mais exata, eu dei entrada no PAM, com crise aguda de enxaqueca (para quem tem, sabe que não conseguimos sequer piscar os olhos), não havia mais ninguém no local senão eu e o atendente, a Dra Juliana (não me recordo o sobrenome pois li de relance na ficha, só sei que é um sobrenome incomum) me atendeu as 03:30 com o cabelo todo bagunçado, com o rosto de quem acabara de acordar e com um descaso imenso, quando eu sai da sala da Dra. (que por sinal recebe seu salario no fim do mês graças aos impostos que eu ajudo a pagar) eu comecei a chorar ali mesmo, não foi nem de dor, foi por me sentir menosprezada, como se ela tivesse fazendo um grande favor, eu chorei por imaginar que tipo de profissional eu estou deixando para meus filhos e netos. Até o enfermeiro foi mais gentil e educado do que a tal Dra.
    É claro que se houvesse ali, outro cidadão com um caso mais grave do que o meu, o direito ao atendimento seria dele, mas, para que me fazer esperar meia hora, com crise aguda, se não havia ninguém no local? Para mim, é obrigação do médico estar acordado e atender ao pronto socorro no máximo em 10 (dez) minutos, é para isso que eles foram contratados.
    Agora quanto a resposta da Sra EDWIGES A.S RIBEIRO, não é que queiramos medico só para nós, ou mesmo especifico, o caso é que está ocorrendo inúmeras inconformidades, e o modo de tentarmos solucionar é denunciando, para que fique cada vez melhor não para um ou outro, mas para todos os que necessitam do PAM.
    Quanto aos demais profissionais do PAM estão de parabéns, pois são atenciosos e compreensivos, ao menos foram comigo.

    Fica o desabafo de uma contribuinte santa-ritense.

  11. Avatar de Pedro Pedro disse:

    essa para ai no pronto socorro é uma palhaçada…
    15 dias atrás tinha um conhecido meu que estava passando mal (pressão alta) e foi lá no pronto atendimento levando o remédio conforme o cara da farmácia mencionou.
    fez a ficha para ser atendido e ficou aguardando. passou alguns minutos foi perguntar pq da demora, o atendente perguntou o nome para verificar a ficha e o mesmo disse que não havia ficha com o tal nome.
    pq não colocam pessoas sérias para trabalharem no hospital??? afinal, com a saúde não se brinca.

  12. Avatar de Paula Paula disse:

    Gente Pelamorde Deus. Cor pra lá e cor pra cá. Esse tal protocolo adotado em Minas é ridiculo.
    JESUS só o senhor pra nos salvar!!!
    Cadê a generosidade, o humanismo caro diretor. Não se feche nesse texto PROTOCOLAR, que já vi diversas vezes postado pelo senhor.
    Tudo precisa de regra, mas as vezes o PRONTO atendimento (de pronto, não têm nada) precisa ser no mínimo HUMANO.
    É isso. Pense nisso.

  13. Avatar de clarisbela clarisbela disse:

    Eu estive no hospital com muita dor me colocaram para esperar duas horas,eu tinha travado no serviço e mal conseguia andar de dor,qdo falei que ia ligar para prefeitura ja que o médico nao estava atendendo ninguem e tinha umas 5 pessoas imediatamente me colocaram pra dentro e o medico mandou aplicar uma injeçao sai de la fui direto para um consultorio particular o qual o médico nem me cobrou a consulta ,me pediu varios exames e fiquei de licença por quinze dias.o médico que fui pode comprovar a gravidade do meu problema.

  14. Avatar de Renato Renato disse:

    Realmente este assunto é polêmico. Fiquei duas vezes com meu pai de 72 anos na espera. Ele se contorcendo de dor, entrou na cadeira de rodas pois não conseguia andar e recebeu a cor amarela, com prazo de uma hora para atendimento. Na primeira vez, o atendimento foi antecipado, com 30 minutos após a entrada, mas na segunda vez que fui ao hospital, demorou 55 minutos para o atendimento e não tinha ninguem para ser atendido no momento que estava esperando. Meu pai ficou em observação por três horas e fiquei com ele no pronto atendimento. Os médicos de plantão ficavam conversando e olhando no relógio para ver se estava na hora de atender outro paciente de acordo com a cor do protocolo. Fiquei de queixo caído em ver o descaso dos médicos no atendimento dos pacientes. Tive problemas também com atendimento da minha esposa, antes do início deste atendimento pelo protocolo. Ela passou mal e levei ao pronto atendimento. O médico não deixou que eu a acompanhasse e mal levantou os olhos para ver como ela estava. Mandou uma enfermeira aplicar soro com plasil para passar o vômito e liberou ser examinar e nem medir a pressão. Passados três dias e minha esposa não melhorou. Fui com ela novamente no pronto atendimento, quase carregada, pois estava muito fraca. A atendente que fez a ficha me deixou acompanhá-la. Por sorte não era o mesmo médico do atendimento anterior. Conversei com ele e expliquei que minha esposa esta com medo de voltar no hospital. Ele examinou com muito boa vontade e passou um encaminhamento para um médico especialista na área.
    Agora vem outros questionamentos:

    – Será que os médicos não tem um pingo de solidariedade com o próximo?
    – Os médicos de hoje não honram os votos que fizeram no dia da formatura?
    – Agora um questionamento de suma importância: A triagem médica é feita por médicos ou por enfermeiros?
    – Se for por enfermeiros, os mesmos estão aptos a diagnosticar o problema do paciente e quanto tempo ele tem que esperar? Seráque o enfermeiro tem preparo para isso?
    – Se por acaso algum paciente chegar com problema crônico e vier a falecer esperando por atendimento, de quem será a responsabilidade? Do hospital ou vão jogar a responsabilidade no enfermeiro?

  15. Avatar de Rose Rose disse:

    É verdade na policlinica tambem naõ tem medico se quiser consultar tem que ir cedo la ver se sobra ficha para as pessoas consultar No centro de saude

  16. Avatar de ana ana disse:

    também concordo .o pronto socorro precisa de melhoras sim. moro na roça só tem medico uma vez por mês e este mês nem teve mesmo. se eu procuro o pronto socorro eles dão uma quia para procurar posto ai vou no posto aqui no ps 3 e o posto perto da minha casa eles falam que não não consulta pessoas que mora na roça . tratam o povo da roça como se não tem direito a uma consulta .fico indignada como andam as coisas .os medicos não estão nem ai para as pessoas.

    • Avatar de M Maria M Maria disse:

      Ana vc tem razão Com a criação dos PSFs, o pessoal das roças ficou prejudicado,pois eles tem que ficar doentes com dia e hora marcadas, isto é ,o dia que o medico vai atender .Se ficarem doentes em outros dias , não podem procurar o PSF mais próximo ,e nem os centros de referencia( posto de saúde ou policlínica)aí sobra o PAM .a pessoa passando mal ainda perguntam porque não procurou um PSF. Eu durante 36 anos sempre ia no posto de saúde (perto do CP1)agora depois da reforma do mesmo , eu que moro próximo a igreja de São Benedito , não posso mais ser atendida lá ,porque lá é so pra região centro( as pessoas que moram na praça santa Rita procuram centro de saúde???????)Não temos mais o direito de escolher com qual medico consultar, e a médica do PSF7 não encaminha de jeito nenhum, acha que pode reslver tudo. Eu tive um problema , precisei de um ortopedita, Tive que pagar um consulta , graças a DEUS E AO DR JORJE estou ÓTIMA( tenho saudades de quando Dr jorge atendia no Sus) mas deixaram ele sair!!!! Não valorizaram seu trabalho ) agora ele atende em cidades vizinhas, e 3 vezes por semana a tarde no seu conultório. Não temos ortopedista pelo SUS.

  17. Avatar de Valter Luiz Roberto Valter Luiz Roberto disse:

    Esta classificação quem é que faz é alguém qualificado com algum entendimento em medicina pra poder fazer esta analise?

  18. Avatar de FLAVIO FLAVIO disse:

    ESTE SISTEMA DE TRIAGEM É NA VERDADE UM PROCEDIMENTO DO GOVERNO PARA OCULTAR A INEFICIENCIA E FALTA DE INVESTIMENTOS NA SAUDE. CHEGA A SER VERGONHOSO UMA DIREÇÃO HOSPITALAR ADOTAR ISTO, JULGANDO QUEM ESTA EM MELHORES CONDIÇÕES OU NAO ANTES MESMO QUE TENHAM SIDO ATENDIDOS, FAZENDO-OS ESPERAR.

  19. Avatar de patricia patricia disse:

    E uma vergonha para nossa cidade,essa pessoas que trabalha no hospital um dia eles voa ficar velho e já não vão esta trabalhando lá .ao chegarem com um parente ou até mesmo eles.vai reconhecer e sentir. A umilhaçao esse médicos de meia tijelas isso que são por exerse uma profiçao que não esta cabível a ele .pronto Socorro já diz e pra socorrer as pessoas e não para médicos dormirem.fala pra essa tal medica Juliana ir dormir. Na casa dela e presta atenção no seu serviço. Se ela não quiser trabalhar que de a beira para um medico competente.e quanto a esse esquema das cores e uma verdadeira vergonha mesmo. Veja bem chegar no hospital e ver a moça que faz ficha passando esmalte a fala serio porai já vimos o tamanho da competência né minha gente. Não fique de braço cruzados corram .atrás dos seus direitos pois pagamos empostos e vejam em que vai votar fiquem ligados votem em quem realmente vai melhor e não piorar
    nao deixe comprarem seu voto .me desabafei desculpa os palavriados.

  20. Avatar de Souza Souza disse:

    Ate entendo, que pronto socorro é pronto socorro, para casos graves,mas eu que não consegui entender são os médicos do PSF tirarem férias em pleno inverno onde as pessoas estão mais sujeitas as doenças, principalmente as crianças e por ser ano de eleição não poder contratar médicos para substituir. Aproveito para das os Parabéns para enfermeira chefe do PSF 5,que se não me engano é Lucia se nome, que faz o que pode pra ajudar, trabalha com dedicação e atenção para com os pacientes.

  21. Avatar de CLARISBELA CLARISBELA disse:

    AGORA PRECISAMOS PROTOCOLAR A DOENÇA TAMBÉM.SÓ POR DEUS MESMO,SE MORREMOS,O HOSPITAL E TODOS LA TIRAM O CORPO FORA AFINAL NINGUEM TEM CULPA.NAO PRECISA TER DIRETOR SE ELE NAO TOMA AS DEVIDAS PROVIDENCIAS.O PAPEL DELE É FISCALIZAR O ATENDIMENTO TAMBÉM ,NUNCA VI ELE IR AO PRONTO ATENDIMENTO PARA AVERIGUAR O ATENDIMENTO.ELE NAO VAI SER DIRETOR A VIDA INTEIRA E PODE PRECISAR DO HOSPITAL E ENCONTRAR A MESMA SITUAÇAO QUE ENCONTRAMOS HJ.

  22. Avatar de John John disse:

    A solução e complexa. Hospital oferece pouco , médicos desinteressados e demanda crescente. Já ouvi alguém dizer que o quadro medico do hospital acabou. Depois de anos tendo grandes nomes e bons resultados o hospital deixou escapar nomes do quilate dos doutores Elias Kallas e família e Dr. Guerzoni para deixar-se comandar por médicos sem laços com a comunidade e com a cidade. São plantonistas desinteressados e muitas vezes desempregados que aqui vem ganhar uns trocadilhos. Solução para o hospital: programar para fechar se o outro abrir!

Deixar mensagem para FLAVIO Cancelar resposta