Campanha reduz em 12% acidentes de trânsito

Nos três primeiros meses de 2012, houve redução de 12% dos acidentes de trânsito na Capital mineira em comparação com o mesmo período do ano passado. A diminuição é resultado da campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, que há oito meses faz parte da rotina dos belo-horizontinos. Desde o seu lançamento, a campanha, que visa coibir a mistura álcool e direção, já abordou mais de 15 mil motoristas em Belo Horizonte, sendo cerca de 1.300 autuados por embriaguez, incluindo crimes e infrações de trânsito.

Em números absolutos, foram registrados 16.296 acidentes de trânsito no primeiro trimestre de 2011, contra 14.279 no mesmo período de 2012, com as blitze já em pleno funcionamento. A redução é de 12,38%. Quando se trata de acidentes de trânsito com vítima, a diminuição é de 12,55%, sendo 3.617 acidentes no primeiro trimestre de 2011, contra 3.163 este ano. Os acidentes de trânsito sem vítima passaram de 12.679 para 11.116, redução de 12,33%.

Para o secretário-ajunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, a mobilização das polícias, juntamente com a contribuição da Guarda Municipal, tem contribuído sensivelmente para a redução dos índices de acidentes.

ABORDAGENS – A campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida abordou 15.360 veículos de 14 de julho de 2011 a 29 de março último. Nesse período, 1.333 motoristas foram autuados, sendo 356 por crimes de trânsito (nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e 977 por infrações de trânsito (nível de álcool no sangue entre 0,14 e 0,33 mg/l ou, após 5 de agosto, quando não soprar o bafômetro passou a ser passível de punição, infrações por recusa do etilômetro). O índice de recusas ao teste é de 3,03%.

As ações da campanha são realizadas de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e BHTrans e têm horários e dias flexíveis, acontecendo preferencialmente de quarta-feira a domingo. A Secretaria de Estado de Defesa Social coordena a campanha, que resulta do trabalho do Comitê Gestor de Trânsito criado em fevereiro de 2011 pelo governador Antônio Anastasia, para diminuir o número de vítimas. O comitê é composto por cerca de 30 instituições ligadas ao trânsito, como Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros.

Sobre Juarez Henrique

Eventos, baladas e festas....
Esse post foi publicado em Trânsito. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s