Assistentes Sociais realizam rondas para atender moradores de rua em Itajubá
Três vezes por semana, a Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza rondas na cidade para prestar assistência a pessoas que estejam morando ou pedindo esmolas nas ruas. A ação faz parte da rotina da secretaria, que conta ainda com o CMTAEI (Centro Municipal de Acolhimento, Triagem e Encaminhamento de Itajubá), antigo CATEI, que os acolhe diariamente para oferecer banho, pouso, alimentação, entre outros. As equipes contam com apoio da Polícia Militar.
A abordagem é realizada por profissionais da Assistência Social, que conversam com os moradores de rua e prestam apoio, analisando caso a caso. “Existem pessoas que têm famílias mas perderam o vínculo famíliar, ou por problemas de alcoolismo ou questões familiares. Outras estão apenas de passagem por Itajubá e não têm condições de voltar para suas cidades. Enfim, nós realizamos todo o atendimento, desde a abordagem nas ruas até o encaminhamento desta pessoa para que ela possa voltar ao convívio familiar e a ter uma vida digna, inclusive com oportunidade de profissionalização”, disse a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes de Morais Silva.
Ainda de acordo com a secretária, a maior dificuldade do trabalho está em retirar os andarilhos das ruas, já que eles não podem ser obrigados a receber o atendimento no CMTAEI. “Os moradores de rua, assim como qualquer cidadão, são livres e nós não podemos obrigá-los a irem para o Centro. Muitas vezes, eles se recusam a ir, porque nas ruas eles conseguem esmolas. Aliás, é por causa das esmolas que eles permanecem nas ruas. Quem ajuda com esmolas, na verdade, está somente agravando a situação”, complementou a secretária.
No CMTAEI é oferecida alimentação, tratamento odontológico, corte de cabelo, abrigo provisório, além da confecção de documentos como o RG (Registro Geral). Além disso, as pessoas atendidas são encaminhadas para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que conta com equipes especializadas para prestar toda assistência necessária.
Fonte: itajuba.mg.gov.br


























A banda Kize18 ( Juan, Alex) vai realizar um projeto de assistência ao alguns moradores de rua. Vamos vender nosso proximo cd
(Pra quem nunca teve sucrilhos no prato) o lucro da venda será convertida em alimentos, Higiene, etc… Não damos esmola a ninguem!!! Quem ajuda com esmolas, na verdade, está somente agravando a situação (secretaria)… Junto com esse projeto, iremos lançar nosso 1º clipe! Espero contar com ajuda dos cidadões Itajubenses, pra isso pelo menos…