Assistência a moradores de rua em Itajubá

Assistentes Sociais realizam rondas para atender moradores de rua em Itajubá

abordagemrua25072011_3_CustomTrês vezes por semana, a Prefeitura de Itajubá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza rondas na cidade para prestar assistência a pessoas que estejam morando ou pedindo esmolas nas ruas. A ação faz parte da rotina da secretaria, que conta ainda com o CMTAEI (Centro Municipal de Acolhimento, Triagem e Encaminhamento de Itajubá), antigo CATEI, que os acolhe diariamente para oferecer banho, pouso, alimentação, entre outros. As equipes contam com apoio da Polícia Militar.

A abordagem é realizada por profissionais da Assistência Social, que conversam com os moradores de rua e prestam apoio, analisando caso a caso. “Existem pessoas que têm famílias mas perderam o vínculo famíliar, ou por problemas de alcoolismo ou questões familiares. Outras estão apenas de passagem por Itajubá e não têm condições de voltar para suas cidades. Enfim, nós realizamos todo o atendimento, desde a abordagem nas ruas até o encaminhamento desta pessoa para que ela possa voltar ao convívio familiar e a ter uma vida digna, inclusive com oportunidade de profissionalização”, disse a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes de Morais Silva.

Ainda de acordo com a secretária, a maior dificuldade do trabalho está em retirar os andarilhos das ruas, já que eles não podem ser obrigados a receber o atendimento no CMTAEI. “Os moradores de rua, assim como qualquer cidadão, são livres e nós não podemos obrigá-los a irem para o Centro. Muitas vezes, eles se recusam a ir, porque nas ruas eles conseguem esmolas. Aliás, é por causa das esmolas que eles permanecem nas ruas. Quem ajuda com esmolas, na verdade, está somente agravando a situação”, complementou a secretária.

No CMTAEI é oferecida alimentação, tratamento odontológico, corte de cabelo, abrigo provisório, além da confecção de documentos como o RG (Registro Geral). Além disso, as pessoas atendidas são encaminhadas para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que conta com equipes especializadas para prestar toda assistência necessária.

Fonte: itajuba.mg.gov.br

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Assistência a moradores de rua em Itajubá

  1. Juan Gullet disse:

    A banda Kize18 ( Juan, Alex) vai realizar um projeto de assistência ao alguns moradores de rua. Vamos vender nosso proximo cd
    (Pra quem nunca teve sucrilhos no prato) o lucro da venda será convertida em alimentos, Higiene, etc… Não damos esmola a ninguem!!! Quem ajuda com esmolas, na verdade, está somente agravando a situação (secretaria)… Junto com esse projeto, iremos lançar nosso 1º clipe! Espero contar com ajuda dos cidadões Itajubenses, pra isso pelo menos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s