Na última reunião da Câmara Municipal, um cidadão, ocupou a Tribuna Popular, segue abaixo seu pronunciamento na íntegra.
Ilustríssimos Srs. Vereadores.
Encontramo-nos, neste momento, diante do desafio de contestar um projeto de lei que supostamente beneficia os cidadãos oferecendo-lhes um dia a mais de descanso ou lazer ou, quem sabe, a oportunidade de um dia dedicado ao nobre exercício cívico para comemoração do aniversário da cidade.
À primeira vista a proposta seria louvável, pertinente e contribuiria para a formação da consciência cívica, tão deteriorada em nossa nação, entretanto, a peculiar situação cronológica de tal data, oculta perversas consequências que talvez tenham passado desapercebidas de seus autores.
Assim, cidadãos conscientes do iminente risco, sentimo-nos obrigados a alertar os legisladores desta nobre casa a respeito de importantes consequencias decorrentes da eventual aprovação desta lei.
Muitos podem estar pensando que diante de V.Sas. encontra-se um representante de classes privilegiadas do município, preocupadas pura e simplesmente com suas polpudas receitas. Então, justamente por este motivo, não serão abordadas questões de quebra de produtividade, aumento de custos, redução de qualidade, aumento de procedimentos administrativos e consequente perda de competitividade junto aos concorrentes. Estas consequências são evidentes e muito conhecidas.
Melhor então destacar as perdas que afetam diretamente cada cidadão, começando pela perda de receita municipal.
A arrecadação municipal pode ser dividida em dois grandes grupos, um totalmente dependente de cada dia trabalhado e outro não. IPTU e IPVA são exemplos de receitas que pouco ou nada sofrem com a existência de feriados, mas, por outro lado, FPM, ICMS, ISQN são totalmente dependentes da atividade dos agentes econômicos.
Considerando apenas tais impostos, estima-se que a arrecadação municipal esteja por volta de 27 milhões ao ano e, considerando-se que típicamente um ano dispõe de 240 dias úteis, pode-se concluir que cada dia útil descartado reflita, no município, em uma perda de receita de 114 mil reais! Incluir um novo feriado ao calendário municipal, por si só, representa então importante renúncia fiscal, não a ser apurada e punida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas a ser considerada por seus defensores no quanto pode-se fazer pelo esporte com tal quantia, pela educação, pela cultura, pela saúde, pela segurança?
Imaginemos nós qual o entusiasmo de deixar de desperdiçar 114 mil e dividí-los com o Asilo, APAE e outros importantes e ativos agentes sociais locais.
Mas, o problema é muito maior, muito maior mesmo!
O feriado proposto situa-se a dois dias de outro já existente, criando a inusitada condição de um dia útil intercalado entre dois feriados e aí reside a perversidade oculta da data proposta. Ela gera um terceiro e, em determinadas situações, até um quarto ou, pasmem, um quinto dia a ser desperdiçado como no caso do ano de 2012, quando teríamos feriados na terça e na quinta, pulverizando a semana na forma de uma segunda, quarta e sexta úteis. Úteis? De que forma?
E, a partir deste ponto, nossos pensamentos devem alcançar outras esferas, não mais as de interesses financeiros ou financeiros sociais, a esfera da educação!
Quem dos atuais vereadores sentir-se-á confortável em aprovar uma lei que promova o afastamento dos estudantes de seus mestres, de suas escolas? Será que há ainda alguém neste país que acredite que podemos nos dar ao luxo de manter nossas crianças em casa enquanto seus concorrentes, do outro lado do planeta, dedicam-se viceralmente aos estudos?
Mesmo sem tal “feriado expansível”, nossos estudantes sofrem com inúmeros perdas de aulas, quais sejam: extenso calendário de feriados católicos, datas comemorativas, recesso escolar, férias prolongadas, greves, etc.
Restam então tão poucas aulas que os professores precisam sobrecarregar seus alunos com deveres e trabalhos extras, a fim de compensar tão exíguo calendário letivo. Cabe-nos então onerar ainda mais nossa precária educação excluindo até 5 dias de aulas a cada ano? Quais as consequências? Como medí-las?
Senhores.
A arrecadação municipal pode ser dividida em dois grandes grupos, um totalmente dependente de cada dia trabalhado e outro não. IPTU e IPVA são exemplos de receitas que pouco ou nada sofrem com a existência de feriados, mas, por outro lado, FPM, ICMS, ISQN são totalmente dependentes da atividade dos agentes econômicos.
O feriado proposto situa-se a dois dias de outro já existente, criando a inusitada condição de um dia útil intercalado entre dois feriados e aí reside a perversidade oculta da data proposta. Ela gera um terceiro e, em determinadas situações, até um quarto ou, pasmem, um quinto dia a ser desperdiçado como no caso do ano de 2012, quando teríamos feriados na terça e na quinta, pulverizando a semana na forma de uma segunda, quarta e sexta úteis. Úteis? De que forma?
Mesmo sem tal “feriado expansível”, nossos estudantes sofrem com inúmeros perdas de aulas, quais sejam: extenso calendário de feriados católicos, datas comemorativas, recesso escolar, férias prolongadas, greves, etc.
Restam então tão poucas aulas que os professores precisam sobrecarregar seus alunos com deveres e trabalhos extras, a fim de compensar tão exíguo calendário letivo. Cabe-nos então onerar ainda mais nossa precária educação excluindo até 5 dias de aulas a cada ano? Quais as consequências? Como medí-las?
Santa Rita do Sapucaí destaca-se nacional e internacionalmente pelo desempenho de seu empresariado e pelo desenvolvimento e pujança que tal atividade traz ao município e seus minícipes. Em decorrência de tal notoriedade a cidade passou a ser atraente para novos empreendimentos que, antes de aqui se instalarem analisam inúmeros critérios de viabilidade.
Não se surpreendam, Srs. Vereadores, se constatarem que tal feriado venha a constituir-se num viés que afaste novas indústrias de nosso município e até que comprometam a manutenção das existentes. O motivo será um só: enquanto as empresas locais dormem, suas concorrentes pelo Brasil afora estarão produzindo, faturando, gerando empregos e conquistando nossos espaços comerciais.
Obrigado
Luis Fernando Ribeiro


























Vale ressaltar que enquanto nosso amigo Luis Fernando, o Fio, fazia uso da tribuna popular, alguns nobres vereadores “limitavam-se” a pedir copos de água e a assinar documentos, uma triste prova de TOTAL DESPRESO ao cidadão que estava usando a Tribuna Popular.
E durante essa sessão foi aprovado o projeto que cria o FERIADO MUNICIPAL no dia 24 de maio…fácil né?
São poucos “empregados” que trabalham menos de 5 dias por semana, ou melhor por cerca de 2h30min por semana…fácil fácil!!!
E o povo?? Esse vai pagando…
Endosso as palavras do Luis Fernando, assino embaixo concordando com suas ponderações e lamento que um cidadão ao expor suas idéias na Câmara Municipal, seja alvo da falta de atenção para não dizer falta de educação dos senhores vereadores.
Vicente, também lamento este descaso, mas a única explicação, é que provavelmente estes senhores que não se atentaram aos fatos, não conseguem prestar atenção em nada, principalmente se pegos de surpresa, não tem argumentos, não são inteligentes o suficiente para administrar nada, incapazes de dar uma única resposta inteligente, sem usar chavões, ou expressões corporais comuns em políticos, que querem causar efeito com palavras sem sentido.
E não se importam, melhor, não entendem dados importantes como o apresentado pelo Fio, que pode gerar um impacto grande na arrecadação do municipio. foi citado 114 mil reais por dia, multiplicando por 5 dias, temos 570 mil reais (MEIO MILHÃO de reais), que vão deixar de ser arrecadados.
Este dinheiro talvez de para comprar um local para se fazer o centro de atividades, para resolver o problema das baracas da festa de SRS, talvez de para melhorar a saúde, a educação, a segurança, a iluminação pública, até mesmo a merenda escolar das escolas municipais…. resumindo… destino para este dinheiro é o que não falta.
Ruas intransitáveis, calçadas destruídas, saúde precária, desemprego aumentando, lazer para os jovens (feriado não é lazer), atividades culturais, apoio a entidades como Asilo e outras á citadas, etc.. não tem importância…..
DUSKOMIKIETO
É que para “eles”,se resolveram os problemas da cidade, não terão mais o que “prometerm ou mentirem” para seus eleitores… e não terão votos…LAMENTÁVEL
Isso aí amigo, vc tem razão e muitos de nós sabemos desse descaso para com a população e principalmente para com um cidadão como o Fio, ou outro qualquer que se dirige à “nossa casa” para colocar suas idéias, ainda mais da maneira tão esclarecedora como foi a exposta. Que não aceitem posso até entender, pois cada cabeça é uma sentença, mas pelo menos os senhores vereadores, pagos por nós, deveriam ter a educação de ouvir, até discordarem, se argumentos tivessem, mas respeitarem um cidadão que se deu ao trabalho de expor suas idéias, isso deveriam ter demonstrado. No mínimo educação e respeito, depois fazem discursos de que a população não coopera…, oras! para quê?, para sermos desrepeitados? Lembraremos seus nomes, tenham os senhores a certeza disso.
PARABÉNS FIO, é o que eu estou sempre falando aqui, enquanto as cidades vizinhas estão crescendo com novas industrias gerando emprego e renda, santa rita esta ficando para tráz, não gostaria de estar comentando isto aqui, e sim elogiando,se isso fosse realidade, falam em fazer um centro de eventos aqui e enquanto isso nosso novo distrito ind no belvedere virou depósito de pneus velhos, que vergonha e descaso, até quando sta rita vai sofrer com isto, pelo amor de deus uma cidade com um potencial invejável com um nome no brasil e no mundo,teriamos que ser exemplo p o brasil pelo tamanho de srs e ser o que somos, só que não sabem aproveitar, enquanto isso como diz o fio, estamos abrindo as portas p a concorrência, ESTOU COM VC SR LUIZ FERNANDO e ainda acredito que tudo aqui vai mudar, pq o povo ta cansado de tudo isso, MUITA GENTE ESTA RECLAMANDO DA NOSSA ADM E MUITOS ESTÃO INSATISFEITOS..
Antes que alguem venha aqui dizer que os empresários estão pensando em si mesmos e o povo que se dane, que não custa nada dar mais um feriado, seguem algumas curiosidades:
1 – Somos o país que mais feriados tem no Mundo. E isto considerando apenas os Nacionais. Somente estamos proximos a paises muito subdesenvolvidos.
2 – Um dia parado, para o rendimento de todas as indústrias da cidade. Divida a arrecadação mensal da cidade por 22 (dias úteis no mês) e verão quanto perdemos um dia parados.
3 – Grandes indústrias ao irem para um país ou cidade, analisam estrutura de hospitais, escolas, preços de imóveis, quantidade de feriados, etc.
Nem preciso dizer que no quesito de preço de imóveis seja para alugar ou comprar já saimos perdendo em qualquer disputa. Agora, com mais um feriado.
4 – Vejam, 22 de Maio, dia de Santa Rita, nossa querida padroeira, já é feriado apenas em nossa cidade (e em outras que tem Santa Rita como padroeira).
Se paramos também dia 24, imaginem um ano onde os dois dias caem no meio da semana? Não serão apenas 2 dias de perda, mas sim praticamente a semana toda devido ao costume ridiculo de emendar feriados.
Vejam senhores, também sou funcionário de empresa privada. E também gosto de descansar. Mas esta atitude não é boa para nossa cidade.
Abraços a todos.
Ainda apostamos em Santa Rita, mas cada noticia desta que chega, mostra que nada mudou na prefeitura.
Meu amigo.. concordo com voce, mas voce citou prefeitura, este projeto é da prefeitura ou de algum Vereador, interessado em agradar o povo e a si próprio??
Todos sabem que a politica do Pão e Circo funciona neste país, veja nosso presidente Molusco…. talvez este vereador ou seja lá quem fez este projeto (se é que pode ser chamado de projeto, visto que é similar a disponibilizar um caminhão de areia, ou a dar nome as ruas, visto a simplicidade de tal) esteja seguindo o mesmo caminho….
Mas o incrivel é que estes senhores, representantes do municipio, não estão trabalhando para desenvolver a cidade, plantando hje uma cidade melhor para o amanhã, o que a maioria faz, é o imediatismo… não há planejamento, e o imediatismo é tentar agradar a população com migalhas….
eu lí e cheguei a seguinte conclusão:
“Muitos dos vereadores viajaram na maionese,ou seja não entenderam nada ou quase nada”
porém daqui á pouco,pessoas que não querem nada com nada irão encher o blog de pedidos para que o projeto seja aprovado.
é a decepção. Votei no João Paulo e estou vendo que ele é o pior dos vereadores. Para que esse feriado?
Será que a intenção dele era chamar os trabalhadores para o seu lado, já que o filme dele está queimado.
agora sim, ele queimou com empresários, lojistas, fazendeiros e muita gente da cidade.
Trabalho em uma empresa que tem 120 funcionários, e garanto, com pelo menos quem conversei não aprovou dois feriados na mesma semana.
Helooooou!!!!! Pra que tanta discussão por causa de um feriado.
Faz o seguinte, deixa ser feriado facultativo no dia 24/05.
Simples, não precisa brigar
rsrsr
É que a lei foi aprovado como FERIADO e não PONTO FACULTATIVO….
de quem é a autoria do tal projeto de lei?
Do Sr Presidente da Câmara João Paulo Sampaio.
Será que o João Paulo chegou a pensar nos seguintes pontos:
1. Por que ninguem nunca sugeriu isto antes? ou ele acha que esta idéia nunca foi pensada antes?
2. Ele chegou a fazer a análise econômica feita pelo FIO do impacto deste feriado na arrecadação municipal?
3. Qual é o impacto no comércio de Santa Rita? tendo que pagar hora extra a seus funcionarios caso trabalhem neste feriado?
4. Qual é o impacto nas industrias de SRS, também tendo que pagar hora extra para atingir suas metas e honrar seus compromissos?
5. Qual é o impacto no calendário escolar? como já citado, vão sobrecarregar os alunos com trabalhos e atividades extras para atingir os objetivos?
Feriado Municipal
Li q a maioria do municipios do brasil tem esse feriado de emancipação politica e percebi q os contrarios ao feriado são os setores comercial, agricola e empresariado q deveriam pagar salarios dignos. E vi tb q iria prejudicar a economia do municipio, mas o q eu vejo são comerciantes q exploram com valores absurdos chegando ao ponto d muitas pessoas comprarem coisas do paraguai e roupas feitas em casa.E os empregos qndo tem, a exploraçao no sentido q c não fazer hora extra e rua. Esses setores q exploram os SRS deveriam se preocupar em oferecer o q é justo aos seus trabalhadores. Qndo vejo o empresariado dizendo q a produção está baixa deve ser pq seus empregados são tratados como escravos.
Sou plenamente a favor desse feriado e contra os exploradores.
Olá aos responsáveis pelo blog, informativo e portanto , prestativo. Li atentamente a reportagem sobre o polêmico feriado e acredito que em uma série de pontos esse cidadão que foi até a tribuna da Vereança, foi bastante infeliz. Primeiro: para se cobrar a não aprovação de um novo feriado seja ele por qual razão for, principalmente , partindo de um capitalista, seja da área comercial ou industrial, é preciso que se pague muito bem aos trabalhadores. Portanto, o brasileiro trabalha muito se comparado ao que ganha. Por assim ser, feriados, velhos ou novos , são sempre bem-vindos. Pague um salário digno, que todos irão querer trabalhar afincamente. Até porque, seguindo essa linha de pensamento, o patrão não pode levar prejuizo, mas os empregados podem não serem privilegiados com mais um dia de folga. Absurdo.
Segundo: o cidadão em questão, questiona até a falta de dias letivos escolares. Passa para nós que não conhece ou finge não conhecer o sistema educacional brasileiro. São 200 dias letivos, antes eram 180. Os 20 dias de acréscimo em nada melhoraram a educação do país, até porque não é dias a mais ou a menos na escola que o aluno vai aprender ou não. Quem quer aprender aprende no mais curto espaço de tempo. E o cidadão em questão, se mostra preocupado onde ficarão as crianças em dia de feriado. Olha, obviamente com a família, aliás, tudo que eles precisam, porque a ausência da família é um dos maiores problemas sociais do país e reflete diretamente na escola. Por deveras, os professores brasileiros não ganham como um professor alemão, cerca de 4000 reais, ganhamos 500 reais ou no máximo 1000 reais. belo salário, para querer que o professor se lasque de trabalhar por um período maior de tempo. Talvez esse cidadão, tenha filhos ou netos tão indisciplinados que ele detesta férias ou feriados para não ter que aguentá-los em casa.
O referido vereador está certo sim. Para um povo explorado, que trabalha muito só tem uma forma de compensar os péssimos salários, feriado. Tem que ter mesmo. E por Deus, achar que um dia útil , perdido com feriado, poderia financeiramente ser aproveitado em diversas obras assistenciais, é fazer-nos acreditar um papai Noel. Brincadeira. Nossos políticos estão sempre alegando falta de dinheiro para tudo e até o presente momento 24 de maio nunca foi feriado e não se ve o lucro do dia ser aplicado em asilo, hospital , etc.
Vivemos numa democracia, onde todos lutam livremente por seus direitos e interesses. O cidadão em questão usou desse seu direito, porém, qe busque argumentos mais sensatos e convincentes porque esses utilizados por ele e publicados nesse bog, ficam a desejar e muito.
Abraços.
Professor….. por favor….
Pague um salário digno e todos vão trabalhar afincamente??? acho que o assunto vai muito além disso. Como citado já há beneficios de emenda de feriado, entre tantos outros… se for pra falar de pagar melhor… seria melhor solicitar ao governo uma reforma tributária, que rouba do trabalhador através de impostos grande parte do que poderia ser pago a ele.
Por favor professor.. está querendo se candidatar a vereador nas próximas eleições
Prezado leitor do blog, tenha certeza que o dia em que eu me candidatar a vereador , por favor,interne-me em alguma clinica psiquiatra. jamais me envolveria com algo que está abaixo dos resultados minimos esperados. Por outro lado, procure se informar mais quanto a pisos salariais. Facilmente irá perceber que quanto melhor a remuneração, melhor as vantagens trabalhistas e mais salubre e adequado o ambiente de trabalho, maior e melhor a dedicação do funcionário. Realmente, a questão tirbutária tem um enorme peso. Mas, se fosse só isso, empresários dos mais variados setores estariam vivendo no mesmo nível econômico que os trabalhadores. Verifica-se que a qualidade de vida de um patrão é bem, mas bem superior ao de qualquer empregado. Portanto, por mais que a política tributária desse país seja aterrorizante, não pode ser usada como justificativa única para os péssimos salários pagos aos nossos trabalhadores. Pelo que se sabe e observa a maioria dos trabalhadores não viajam ao esterior, já os patrões? Precisa ler mais caro leitor, fundamentar mais seus argumentos é priori para uma razoável explanação.
Abração
Caro professor..
Já foi estudado em vários países, escolas, empresas, etc que o salário é apenas uma motivação temporária… 90% dos profissionais que trabalham com dedicação fazem isto por que gostam do que fazem, e não pelo salário, que após a euforia inicial, deixa de ser um fator motivante.
Sugiro que o senhor se informe mais sobre os fatores que motivam um profissional… o salário é importante.. mas como eu disse, é apenas temporário… e não se pode dar aumento o ano todo para manter o time motivado, não concorda???
O que não se pode caro professor, é acreditar que um salário melhor, irá manter os profissionais mais motivados e produzindo mais… mais uma vez, esta motivação é apenas temporária…. após 1 ou 2 meses… a insatisfação volta…. e o aumento de salário deixa de ser importante.
Há países onde se paga 40% de imposto, porém, tem-se um retorno do dinheiro pago ao governo, lá se tem saúde, educação, infraestrutra, segurança de qualidade.. e isto é acessível a toda a população, não apenas a quem ganha mais… Por isso digo que pagamos muito impostos, e não temos nada em troca.. se tivessemos algum retorno, com certeza teriamos pessoas mais animadas e felizes.. e principalmente fazendo o que gostam….
Caro professor, me assusta ler comentários tão desinformados de um professor.. me fez entender por que teemos um ensino de tão baixa qualidade.. No seu caso, se voce realmente gosta do que faz, o seu salário não irá afetar sua performance. E se tiver uma boa performance, a consequencia é ser reconhecido, e ter um salário melhor….
Tudo tem uma fase para ser cumprida.. não se consegue chegar ao topo, sem antes começar por baixo.. a não ser que se use de meios duvidosos ou políticos.
Sem mais…..
Outra pergunta.. voce trabalha apenas pelo salário que ganha??
Como a maioria dos professores não ganha muito bem, talvez isto explique a qualidade de ensino de nosso país?
Isto explicaria o descaso com a saúde pública???
Quanto ao sistema educacional brasileiro, realmente, nós professores trabalhamos em dois ou mais cargos para tentarmos sobreviver. Mas, nem todos trabalham por dinheiro, vc está certo? mas quem não trabalha por dinheiro? posso lhe afirmar que na minha área ( educação) temos alguns casos que se enquadram nesse perfil. Posso lhe afirmar são profissionais que possuem outras fontes de renda e , portanto, não necessitam do salário de professor para sobreviver. Aliás, temos que deixar te ter essa visão sacerdotal do professor. Ele é um profissional. E um profissional, vive do seu trabalho, portanto, inicialmente trabalho por dinheiro sim. não sejamos hipócritas em afirmar que o amor está acima dos interesses finaceiros. É querer fazer demagogia. Fico feliz por vc, caro comentarista, por conseguir viver somente da vocação, do amor que tem pela profissão, o salário que recebe não lhe é necessário. Fico feliz em saber que come e respira e se veste só com a vocação profissional que possui. Para complementar, pergunte para qualquer médico se ele é mais motivado quando atende um paciente em algum posto público ou em seu consultório particular? Antes de mais nada estamos falando de valorização profissional , não em questões de investimentos ou de não investimentos. Gostaria de sugerir ao caro comentarista, caso ainda não tenha lido as seguintes obras, que facilitaram em muito sua visão sobre capital, trabalho e educação. De Pablo Gentili, leia Pedgogia da Exclusão; De István Mészáros, leia A Educação Para além do Capital. Essas irão não formar sua opinião, nem deve, mas vão ser ferramentas interessantes para que reavalie seus argumentos e opiniões e se manifeste com maior conhecimento de causa.
Abração.
Caro professor, acho que não me fiz entender….
O salário é sim importante… porém não é ele quem mantém o profissional motivado, e como disse anteriormente…. o salário é consequencia, profissionais competentes, interessados motivados, tendem a produzir mais… e outra.. se não está satisfeito… de seus pulos… procure outra profissão que pague melhor, e que seja de seu agrado… porém meu amigo.. o salário será um motivador temporário… se voce for um profissional sério, que não trabalha só pelo dinheiro (EU DISSE SÓ PELO DINHEIRO), como é o meu caso, eu trabalho por que gosto, gosto da minha profissão, estudo para melhorar sempre mais, ajudo os que estão iniciando com minha experiência, e como consequencia depois de mais de 10 anos de formado, tenho um bom salário, mas de novo.. não é ele quem me fez chegar até aqui… e sim o fato de eu gostar do que faço, e por gostar do que faço.. faço bem feito, sou reconhecido pessoalmente, profissionalmente e financeiramente….
Os vereadores ja não tem datas festivas, ferias e feriados suficientes nao?
É ruim para estudantes, comerciantes, empresarios, trabalhadores… Mas para os desempregados tanto faz, mais um feriado ou nao.
Acho que essa aprovacao ridicula foi feita apenas para chamar atencao. Cuidado ao votarem nas proximas eleicoes!!!
Concordo plenamente Sr Portugal, é isso mesmo q penso, os vereadores finalmente trabalharam, fizeram algo inteligente q ninguém teve coragem de fazer, agora está feito e bem feito. Já os demais da classe A ( EMPRESÁRIOS E AFINS ) Q INGULAM! RSRSRSRSR que venham outros feriados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Senhores
Quem tem que resolver a questão dos salários é a Sra do Sindicato e os empregados.
Se o povo acha que está ganhando pouco, tem que estudar, se preparar e reinvindicar.
Vocês que trabalham nas industrias ai com certeza pagam uma vez por ano para o Sindicato. Agora façam as contas de quanto o sindicato arrecada, e o que vocês recebem disto?
Aqui em SP sindicato funciona. Se pedimos, ele briga pela gente mesmo. E até o fim.
Outra dúvida: A última palavra é do prefeito ou esse projeto não precisa ser sancionado?
E caro Anderson, não acho que apenas o aluno que não quer aprender aprende.
Educação é uma soma da estrutura da escola, livros, material didático, capacidade do professor e finalmente compromentimento dos pais e dos alunos.
Veja o belo exemplo do Luis Pinto. Uma escola pública ganhando um prêmio nacional e com uma alta qualidade de ensino. Tomara Deus que no Brasil apareçam mais casos como este.
Caro Moisés
Esse projeto não precisa da sanção do prefeito…já é LEI AGORA!!
Caro Moisés, educação realmente é um complexo de circunstâncias dentre as quais as que vc citou fazem parte. Porém, não se esqueça que vivemos um quadro educacional superado; uma escla burguesa que ainda vive de conteúdo para desempatar em vestibular a vaga da Federal entre os alunos mais economicamente bem sucedidos e que para o filo do trabalhador resta o mesmo tipo de ensino, tendo em vista que a maioria destes não consguiram, chegar nos niveis de ensino superior ditos de “qualidade” que a prole das ditas camadas “burguesas”. Portanto, é necessário mudar a estrutura educacional e é preciso, também, verificar a clientelas das escolas. Te garanto, elas não compartilham de igualdade. mesmo entre escolas públicas de uma mesma cidade, as diferenças sociais, econômicas, culturais e intelectuais são gritantes. Por conseguinte, prevalece a máxima: quem quer aprender aprende. Só não o faz por motivos de força maior. Não havendo nenhum fator que promova o seu não aprendizado, ele só não aprende se de fato não o desejar. Já está por terra o discursso que o professor, a escola devem motivar os alunos. Devem e podem incentivá-los. Motivação é pessoal,é interno, é do próprio aluno. Se aprendizagem dependesse de uma série de questões pedagógicas, como materiais, no passado não muito distante, quando não havia os recursos pedagógicos de hoje, ninguém aprendia. No entanto, o nível intelectual de décadas passadas superam os dados atuais, analisando obviamente uma série de fatores que constituem todo esse complexo.
valeu!!!!!!!!
Abração
quero deixar minha indignação acerca do assunto, e frizar que o Brasil é um país repleto de feriados, isso é muito bom para os brasileiros, não tem coisa melhor do que feriado, ainda mais um feriado prolongado daqueles que podemos ir pra praia e nos divertir.
Não tem coisa melhor do que um feriado emendado, bem aquele na terça ou na quinta.
Os feriados nacionais de 2010 são:
01/01/2010 – Sexta-Feira – Confraternização Universal
15/02/2010 – Segunda-Feira – Carnaval
16/02/2010 – Terça-Feira – Carnaval
02/04/2010 – Sexta-Feira – Paixão de Cristo
21/04/2010 – Quarta-Feira – Tiradentes
01/05/2010 Sábado – Dia do Trabalho
22/05/2010 Para nossa cidade
03/06/2010 Quinta-Feira – Corpus Christi
07/09/2010 Terça-Feira – Independência do Brasil
12/10/2010 – Terça-Feira – Nossa Sra. Aparecida – Padroeira do Brasil
02/11/2010 – Terça-Feira – Finados
15/11/2010 – Segunda-Feira – Proclamação da República
25/12/2010 – Sábado – Natal
Faz o seguinte, é fácil, é só tirar essa palhaçada de dia 22/05 – 12/12 – entre outros feriados bestas que não vale porcaria nenhuma de uns aí q já morreram e são considerados santos pela porcaria da igreja católica macumbeira espírita romana, tira essa merda toda e coloca feriado dia 24 pois é a real data de aniversário da nossa cidade. pronto !
Resolvido.
Sem mais…
Caro Luiz
Muito infeliz seu comentário no final sobre a igreja e os Santos.
Acho que todas as crenças devem ser respeitadas inclusive a falta delas, o Ateísmo.
Estamos discutindo um feriado a mais na cidade.
Vamos com calma para não sairmos do foco da discussão que até este minuto está muito boa.
Desculpe a sinceridade
kkkkkkkkkkkk
Corrigindo, O FERIADO BESTA citado acima não é 12/12 , e sim 12/10.
Mas estou de pleno acordo visto q entre outros feriados considerados SANTOS que consistem em feriados municipais espalhados por todo o Brasil é uma ofensa a Jesus Cristo que por ironia do destino é lembrado somente no dia 25/12 por um bando de gente BÊBADO, DROGADOS, que se cumprimentam de dizendo FELIZ NATAL e nem se que ao menos sabe da importancia do mesmo, é ridículo, daí entra dia 12/10 ( comentario acima), e todos (BÊBADOS E DORGADOS) saem com uma imagenzinha na mão… Soltandoi bombas em homenagem …Depois eu por ser ATEU é q sou louco…Se um dia fosse pra crer em alguma coisa. creria em algo com base , q é o q os crentes fazem, diferente desses bandos de PEDÓFILO que lideram o povo q pula carnaval, se prostituem, se drogam, bando de beberrões, prostitutas, homicidas, pedófilos q vemos por aí.
Tbm acho, troca então o dia 22/05 pelo dia certo que é 24/05 e acaba com essa palhaçada!
Ao prof anderson
Brilhante suas palavras. O empresariado sempre pensando em si mesmo.Realmente o patrão ganha um caminhão de dinheiro explorando com apoio de leis seus empregados. SRS e movida por familias tradicionais que estão falidas e que vivem de nome em outras cidades principalmente as grandes o q importa é o bom trabalho independente de nome.Fiquei sabendo que o dia 24 de maio era facultativo em virtude disso a maioria trabalha pois c depender de empresariado p/ descansar e festejar o dia da cidade esqueça.Só o dinheiro e exploração q vale.
Obrigado pelo espaço
Na hora em que as novas empresas preferem se instalar em Extrema, em Cambuí, em Pouso Alegre ainda tem gente que reclama!
Um dos problemas é que em SRS todo mundo quer emprego, mas não quer trabalho!
Exatamente…querem emprego mas não TRABALHAR!!
Infeliz o comentário de ambos, visto que todo trabalhador é na sua maioria tbm estudantes e pais de família q usam o feriado para benefício próprio e lazer, mas acho q se podemos parar 4 dias para os nossos jovens se prostituirem, se drogarem e se viciarem em bebidas alcolicas que é o caso do CARNAVAL, tbm podemos ter um feriado a mais no mês de maio visto q realmente na região todas as cidades tem um dia de feriado em comemoração ao seu aniversário.
bom para os empresarios ne….fica pagando mixaria para os funcionarios e eles ficando cada vez mais rico…….PARABENS PARA OS VEREADORES QUE APROVARAM A LEI…o q q adianta ter emprego nessa cidade se a mao de obra e barata….nao e atoa q empresarios de fora vem para santa rita pq aqui eles ficam mais rico sem custo nenhum…..os empresarios quer ver so o lado deles….bem feito, e dao mais valor aos seus funcionarios….muito obrigado aos vereadores q votaram sim para ter esse feriado….
Alguém pode me responder que benefício esse feriado trará para a população?
Não vale esse blá bla blá que é para descansar.
Isso não é benefício. Tem muita gente que prefere trabalhar 365 dias por ano e não tem emprego. Não seria melhor fazer algo concreto para a cidade, por exemplo, trazer mais empresas para falorizar a mão de obra? SRS ficou 118 anos sem esse feriado, será que vai fazer alguma diferença?
Faz o seguinte Sr Roberto, com todo respeito, no dia 24 do mes de maio do ano que vem, acorde 6:00 da manhã e vai pra um cafezal panhar café, vai para a construção virar concreto, ou ainda vai para a casa da patroa fazer faxina, por que eu e os demais trabalhadores santaritenses iremos descançar com grande justiça, seu ipócrita, se estar com a família e filhos em casa não é benefício vc precisa rever os seus conceitos, agora dizer q não temos empregos é fora de cogitação visto que pelo que me consta em pesquisas q mostram q não temos é mão de obra qualificada, e isso é por conta dos salários desleais que recebem os trabalhadores q ganham 620 reais que com descontos da no máximo 550,00 e tem que pagar 400.00 de aluguel e não tem condiçoes de qualificar seus jovens, nem a prefeitura e muito menos os empresários de merda que temos olham por essa situação, apenas olham para o seu próprio umbigo. Não precisamos de mais empregos, precisamos de infra estrutura, pois a cidade está destruida e não vejo nenhum empresário de merda fazendo alguma coisa para ajudar o povo, vc Sr Roberto deveria dar uma olhada nos bairros que precisam de calçamento, onde esgotos estão abertos, terrenos baldios com mato saindo pra rua, animais soltos nas calçadas, por que não usa sua influência para nos ajudar ? Quer trazer mais empresa e aumentar a receita do município…pra quê? da um pulinho aqui no pedro sancho , não , melhor ainda, mora aqui pelo menos uma semana no verão ( só barro) e uma no inverno ( só o pó ), isso sem comentar o arco iris, rua nova, vila operária, são benedito, são roque, jose gonçalves, bairros esquecidos pela liderança ( se é q se pode chama-los assim), enquanto isso, o bairro da cirvale, está impecável, bairros com fai , inatel , centro, todos limpos, bonitos, bem cuidados, calçados, sem buracos… Sr Roberto ACORDE PARA A REALIDADE!
Sem estudo o que sobra é virar massa, apanhar café e fazer faxina mesmo. Sem população com um nível mínimo de estudo não adianta trazer empresas para cá. Os salários continuarão baixos mesmo. Montador de placa nunca ganhará o mesmo que a pessoa que projeta as tais placas. Montar até um robô faz.
Salário bom com pouco estudo não existe (tá bom, se for presidente da república é diferente). Cabe aos pais a cobrança sobre as escolas por um ensino de qualidade. E também cobrar os filhos para que estudem, estudem e estudem.
Os tigres asiáticos tiveram seu crescimento precedido por um investimento pesado em educação. Não se muda isso de uma hora para outra. Aos pais, se não dá tempo para vocês fazerem essa mudança por vocês, que ao menos a façam pelos seus filhos.
Concordo com todos os comentários acima, porem acho que Decretar ponto Facultativo apenas tb é errado, pois quem trabalha todo dia das 8 as 18 hrs, espera sempre um dia pra DESCANSAR…
Entao, dou graças que já foi aprovado, porem caso nao fosse eles tinham tb por Obrigaçao de nao decretar ponto Facultativo, que ai sim, estaria correto…….
E em relaçao aos Impostos ICMS, ISSQN, vale lembrar que as empresas simplesmente nao farao vendas e serviços nos dias de Feriado, porem será feito no proximo dia ou até mesmo no dia anterior, com isso, o Municipio nao perderá Receita.
Caso alguem nao entenda isso eu posso explicar mlhor,ok…
Fá verdadi! num pudia di passá mai essi feriadu, teim genti precisanu de vorta pra iscola, us cara fala tudu cheiu di morar, mai iscreve “ipocrita”, cadê a letrinha “H”, u feriadu comeu?; u otru intão iscreveu: “INGULA”, a letrinha “E” saiu pur conta du feriadão e dexô o “I” pra cubri a vaga. Afeee quanta burrice junta, né memo?, vamu curti u feriadu bebenu nus buteco e trucu.
Sr zé du povu,
SÃO ESSAS PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER, QUE VC ACABOU DE CHAMAR DE BURRO QUE PAGA AS CONTAS DOS MAGNATAS, POIS TRABALHAM FEITO BURROS PARA ESSES ESCOLADOS… VC NO MÍNIMO DEVE SER UM DESSES EMPRESÁRIOS QUE SÓ OLHAM PARA O PRÓPRIO ÚMBIGO…ENGULA O FERIADO GARGANTA ABAIXO SEU MEDÍOCRE E DIGIRA SE CONSEGUIR, POIS PELO QUE ME CONSTA AGORA É LEI. É MUITO MELHOR SER CHAMADO DE BURRO POR FALTA DE ESTUDO DO QUE SER CHAMADO DE AMEBA, POIS O BURRO É SÓ ESTUDAR, JÁ O AMEBA É UM PARASITA, E O QUE MAIS TEM AQUI NESTA CIDADE SÃO PARASITAS COMO VOCÊ QUE GOSTAM DE TIRAR COM A DIFICULDADES ALHEIAS.
PS==> CASO ENCONTRE ALGUM ERRO ORTOGRÁFICO, NO FERIADO DO DIA 24 DE MAIO DO ANO QUE VEM, PODEREMOS DISCUTI-LO. RSRSRS
Fessô brigadu pelos logios, mai óia oce tumbeim precisa de vorta pra iscola, ve beim, oce iscreveu diansim:
SÃO ESSAS PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER, QUE VC ACABOU DE CHAMAR DE BURRO QUE PAGA AS CONTAS DOS MAGNATAS, POIS TRABALHAM…
na minha iscola nóis ponharia dianssim: SÃO ESSAS PESSOAS QUE NÃO SABEM LER, QUE VC ACABOU DE CHAMAR DE BURRO”S”, QUE PAGA”M” AS CONTAS, POIS…. fartô cãocordansia, vai vê ela saiu nu feriadão, né memo?
Será qui tô achanu qui oce tumbeim é iguar elis?
zé du povu
RSRSRSR
VC É TÃO DESFAVORECIDO DE INTELIGÊNCIA QUE NÃO PERCEBEU A IRONIA NO FINAL DOS MEUS DIZERES…RSRSRSR, MAS SEM PROBLEMAS POIS RECONHEÇO QUE SERES DA SUA MANADA( E NÃO SÃO POUCOS NESTA CIDADE ) TEM O PROCESSO COGNITIVO LENTO, DAÍ REITERO!
PS==> CASO ENCONTRE ALGUM ERRO ORTOGRÁFICO, NO FERIADO DO DIA 24 DE MAIO DO ANO QUE VEM, PODEREMOS DISCUTI-LO. RSRSRS
ESTÁ MARCADO ENTÃO SR EQUUS ASINUS.
Ao caro comentarista oculto, ou seja , o prezado gtmbb, ficou claro seu perfil e assim mais fácil de entender sua postura quanto ao feriado municipal. Mas, ao mesmo tempo confesso que vc me despertou duas sensações: de alegria e tristeza. Alegria, por saber q vc incorpora uma minoria que vive materialmente bem. Triste, profundamente triste por saber que sua educação limitou-se ao capital; ela atendeu aos seus interesses meramente capitalistas, portanto lamentável. Acredito que a educação brasileira vai mal, e infelizmente vc é o exemplo de uma educação q atende aos grupos privilegiados, tirando das camadas populares e trabalhadoras a oportunidade de ter uma educação que lhe ofereça uma visão contínua, uma internalização do efetivo aprendizado , que não se baseia no aspecto técnico conteúdista ou meramente técnico. E, a falta de professores, pq esses temos poucos. Temos muita gente dando aula. E, sem vergonha de dizer, sem falsa modéstia, me incluo no seleto grupo de professores. Aqueles que pensam o sistema educacional e que se entristecem ao ver que servem a um sistema que forma para o capital como indica ser o seu caso. E, continuo lhe recomendando algumas leituras. Vc vai enriquecer bastante no aspecto intelectual. O que parece ter-lo num nível interessante. Chamo a atenção para seu discursso contraditório. Se vc observar bem o que escreveu está muito paradoxal. Assim sendo, recomendo não só os livros já mencionados, mas também: Conformismo e Resistência( Marilena Chauí); Pedagogia do Oprimido ( Paulo Freire); Sergio Buarque de Holanda ( Raízes do Brasil, capítulo Trabalho e Aventura); Indico as obras do filósofo francês Michael Foucault. Niesztchie, também é interessante. Depois que formar uma base bastante sólida de conhecimento social, educacional, humanista, irá , com certeza, ter maior facilidade de pensar além de unicamente como um empresário e portanto como um capitalista. Sugiro que somente após vc diversificar sua visão, até então extremamente limitada pelo capital, possamos continuar dialogando. Aliás, pessoas civilizadas dialógam. Trocam ideias, opiniões. Vc vai gostar das sugestões de leitura, tenho certeza.
Valeu
Abração
Amigo professor… obrigado pelas indicações, parecem ser bons livros.. mas pela maneira que pensa, acredito que são de uma única linha de raciocínio o que não faz bem para o leitor, como o senhor mesmo disse é bom diversificar… e talvez um pouco de prática mostre o que estou dizendo.. mas como ter prática sem ter oportunidade?? não é mesmo?? Geralmente os melhores professores que tive, foram os que antes tiveram experiência profissional, e não apenas academica.. há uma lacuna enorme.. entre a teoria e a prática.
E de novo, devo ter dificuldade em me expressar, ou ou senhor tem um talento digno de professores que não tem respostas para questões simples, e tentam usar de diálogos complexos, indicações de livros e respostas vazias para não demonstrar que não sabem do que estão falando… Infelizmente muitas pessoas não entendem isso…. ;), até mesmo voce, pode estar fazendo isto sem perceber….
Voce citou “vc é o exemplo de uma educação q atende aos grupos privilegiados” infelizmente devido ao meu anonimato, o senhor não tem como julgar… e prefiro ficar assim… não quero influenciar sua resposta, mas posso garantir que sempre estudei em colégios públicos, e não sou empresário, nem de familia financeiramente favorecida….
Não vou me dar ao luxo de indicar livros ou assuntos variados para o senhor, visto que como professor, deve ter o espirito de pesquisador, e estar sempre buscando por novas informações, e sempre buscando ter novas idéias… acredito que tenha o coração e a atitude de um estudante sedento por conhecimento… mesmo já tendo o título de professor.
Procure na internet “Salário é um fator motivante” leia os artigos, e tire suas próprias conclusões…..
Quanto ao diálogo, caro professor… talvez esteja acostumado a ter sempre razão, mas que graça há em um diálogo, onde todos tem a mesma idéia?? o que se aprende com este tipo de diálogo??
Talvez por ser professor, esteja acostumado a ensinar, e é dificil, aceitar a idéia diferente de um aluno, ou de como citei, de um eterno estudante, sempre disposto a aprender e a mudar de idéia.
Caro professor, salário é importante não há duvida, porém é um motivador temporário.. pagamos altos impostos, não só o empresáriado, mas também o consumidor.. um exemplo simples para ilustrar o que estou dizendo..
Um profissional que ganhe 5000 reais em regime CLT, receberá aproximadamente 3.500 reais, 1500 reais, ele pagará de impostos, etc, etc, etc….
A empresa pagará além dos 5000 reais para o funcionário outros 5000 em impostos para o governo, numa conta bem simples o custo deste empregado para a empresa é de aproximadamente 10.000 reais, o empregado fica com 3.500, e o governo com 6.500….
É simples criticar os empresários, mas veja bem meu querido professor, ninguem trabalha para estes empresários, não há bolas de ferro amarradas nas pernas destas pessoas, como disse antes… de seus pulos….
Professor, o salário é um meio e não o fim, é consequencia, porém acredito que se tivessemos o retorno dos impostos que pagamos teriamos melhores condições de vida…. Ou se não pagassemos tanto em impostos, teriamos melhores salários.
Tem muita gente vivendo na ilha da fantasia.
Alguns acham que colhedores de café não trabalha em feriado. Eles ganham de acordo com o que colhem. Se alguém for em um cafezal no dia 24/05/2011 vai comprovar isso. Toda empresa tem meta, se o empregado descansa um dia, com certeza terá que compensar de alguma forma. Será trabalhando após o horário ou aos finais de semana, quando poderia estar com a família. As escolas terão que compensar nas férias, pois obrigatoriamente tem que cumprir 200 dias letivos. Os professores e alunos terão que comparecer às escolas quando poderiam estar descansando. Ou pior, terão que comparecer no dia 24/05 para alguma comemoração, como no 7 de setembro, que são obrigados a desfilar no sol, para politicos aparecerem sentadinhos em seus palanques. Ou alguém acha que os alunos e seus pais descansam no 7 de setembro ( principalmente os alunos da zona rural que tem que sair de madrugada de suas casas). Esse espaço é para comentar e não para ofender quem participa e nem para correção ortográfia. E pensar que tem gente que acha que em srs não tem desempregado.
Concordo plenamente!
É isso mesmo que se vê na PRÁTICA, carnaval 4 dias de bagunça sem comentar outros feriados fúteis que não vou comentar em função da liberdade religiosa e respeito. Vejo que realmente é preciso que haja mudança de concepção, visto que pelo que tenho conhecimento, ninguém é obrigado a estar ou participar das festividades do dia 7 de setembro, fica no sol quem quer, da mesma sorte, trabalha no dia 24 de maio quem quer, isso é liberdade de escolha.
Ok, vc usou a palavra chave: anonimato. Como professor não posso negar a instrução. Portanto, já lhe dei dicas preciosas de obras que poderão aumentar sua capacidade argumentativa, fugindo a conceitos meramente financeiros. Portanto, creio que fica dificil trocar ideias com perfis sem identificação. Mas, espero ter podido ajudá-lo quanto a uma maior diversifcação teórica, consequentemente, intelectual. Fico por aqui, na certeza que irá ler as obras propostas. Desejando-lhe felicidades, sorte, prosperidade e
sucesso e que busque sempre pelo desejo de saber, de conhecer. E, guarde esse recado com vc: obras teóricas não devem formar sua opinião, apenas ajudá-lo a lapidar e comprrender a sua própria opinião.
Abração, tudo de bom e estude, vc tem potêncial.
Valeu
“um talento digno de professores que não tem respostas para questões simples”