Aeronave desceu nas proximidades do HUAV com equipe do MG Transplantes

Utilizando o helicóptero do Corpo de Bombeiros, a equipe do MG Transplantes, de Belo Horizonte, aterrissou em Alfenas na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro. Os médicos captaram no Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) órgãos de uma doadora que teve morte cerebral constatada.
A lavradora M.R.F., de Paraguaçu, estava internada no HUAV por causa de um aneurisma cerebral. Com 30 anos e grávida, ela foi internada com o problema na cabeça no dia 3 de fevereiro, quando foi induzida ao parto prematuro e submetida a uma cirurgia no cérebro. Desde então ela estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), mas na noite de quinta-feira, 25 de fevereiro, acabou falecendo. Com a morte cerebral confirmada, a família optou pela doação de seus órgãos. Foram retirados rins, fígado, córneas e pâncreas.
Segundo o cirurgião Dr. Marcelo Sanches, o fígado foi levado para Belo Horizonte na aeronave dos Bombeiros que pousou por volta das 13h num pasto nas proximidades do hospital para que os profissionais de saúde desembarcassem. O embarque, por volta das 16h30, aconteceu já no Aeroporto de Alfenas. Ainda de acordo com o médico, o órgão já tem destino e será transplantado ainda hoje.
Os rins seguiram numa UTI móvel para Pouso Alegre e as córneas e pâncreas ficam em Alfenas. De acordo com Soloni Viana, assessora de marketing do HUAV, logo que desceu em solo alfenense, a equipe do MG Transplante foi levada imediatamente para o hospital pelo conhecido taxista “Vitinho”.

























