Um homem tentou se apropriar de um helicóptero e acabou provocando a queda da aeronave na madrugada deste domingo (8), no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
CBMMG
O suspeito, de 33 anos, deixou o local após o acidente, mas foi localizado e preso horas depois em sua casa, em São Lourenço, cidade a cerca de 20 quilômetros de Caxambu.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h, após o segurança do aeroporto relatar que um helicóptero modelo R66, ano 2023, havia tentado decolar, mas caiu ainda no solo. A aeronave pertence a uma escola de aviação que opera no local. Durante o atendimento, foi identificado um pequeno vazamento de combustível, o que levou os bombeiros a realizarem a lavagem da pista para evitar risco de incêndio.
Segundo a Polícia Militar, uma câmera instalada no interior do helicóptero registrou o momento em que o homem acionava os equipamentos, porém as imagens não foram divulgadas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para investigar as causas técnicas da ocorrência, e a perícia da Polícia Civil também esteve no local.
Após a eliminação dos riscos, a aeronave e a área ficaram sob responsabilidade da Polícia Militar e da administração do aeroporto, que segue interditado.
Em depoimento, o suspeito afirmou que entrou no aeroporto apenas para “testar” o helicóptero. Ele disse ainda ser entusiasta da aviação, alegou possuir brevê, mas admitiu que a licença estaria vencida. O homem também declarou já ter cometido um ato semelhante na Califórnia, nos Estados Unidos, onde teria conseguido decolar, sobrevoar a região por alguns minutos e pousar em uma praia antes de fugir.
A investigação vai apurar as circunstâncias da tentativa de furto e também verificar a veracidade do relato envolvendo o suposto episódio ocorrido no exterior.




















