Empresários e representantes dos setores produtivo privado, acadêmico e público participaram, nesta quinta-feira (05), de um encontro voltado ao debate de soluções para o desenvolvimento econômico de Santa Rita do Sapucaí. Realizado no Laboratório de Ideação do Inatel, o evento contou com a presença do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, e do diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo, Fernando Abreu.
O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), uma das instituições organizadoras do encontro, foi representada por seu presidente, Roberto de Souza Pinto, que ressaltou a relevância da iniciativa para o alinhamento das políticas públicas às necessidades e desafios dos empreendedores locais. “O diálogo entre o governo e a iniciativa privada é fundamental para a construção de soluções concretas, capazes de gerar resultados positivos para o fortalecimento da economia”, destacou.
Durante a programação, o secretário executivo apresentou indicadores de desenvolvimento do Estado, incluindo dados do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que apontam a expansão do crédito entre 2019 e 2025. No período, o volume global de financiamentos ultrapassou R$ 19,2 bilhões. O aumento do apoio financeiro a micro, pequenas, médias e grandes empresas reforça um cenário favorável a polos de inovação como o Vale da Eletrônica, onde o acesso ao crédito é estratégico para estimular investimentos, ampliar a capacidade produtiva e consolidar o ecossistema tecnológico regional.
FUSÃO LOCAL – Outro tema em evidência durante o encontro foi a integração entre os setores comercial e industrial do município. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Rita do Sapucaí (Acevale), Henrique Frugoli, a aproximação entre a Acevale e o SINDVEL pode contribuir de forma significativa para o fortalecimento da economia local.
A proposição foi bem recebida pelo presidente do SINDVEL, que se comprometeu a submetê-la à apreciação da diretoria do Sindicato. “Vamos incluir a proposta da Acevale na pauta da assembleia da diretoria e, caso seja aprovada, constituiremos uma comissão para dar continuidade às tratativas”, adiantou o presidente.
Ao final do encontro, empresários e representantes institucionais tiveram a oportunidade de apresentar aos integrantes do Governo do Estado as principais demandas e entraves que impactam o desenvolvimento do setor produtivo local. O secretário Bruno Araújo comprometeu-se a acompanhar de perto as solicitações, com o objetivo de conferir maior agilidade aos processos.
O Encontro Empresarial foi uma realização do SINDVEL, Inatel e Acevale, direcionada especialmente aos empresários do Vale da Eletrônica, com o propósito de fortalecer o diálogo entre o setor produtivo e o Governo do Estado.
ASCOM SINDVEL




















