Para onde vai o seu IPTU? Entenda quais serviços públicos são beneficiados com o imposto

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será lançado nos próximos dias, e o contribuinte poderá optar pelo pagamento em parcela única ou parcelado. Apesar de ser uma contribuição anual conhecida pela população, muitos moradores ainda desconhecem como os recursos arrecadados são aplicados nos serviços públicos do município.

Conforme determina a legislação, 25% do valor arrecadado com o IPTU deve ser destinado à Educação e 15% à Saúde.

Na Educação, os recursos são utilizados na manutenção das escolas, pagamento de servidores e no custeio de diversas outras despesas do setor.

Já na Saúde, o percentual é aplicado na aquisição de medicamentos, manutenção de laboratórios, pagamento de profissionais e no atendimento às demais demandas do sistema de saúde municipal.

A parcela restante do imposto constitui uma receita livre, que pode ser utilizada no custeio de todos os setores da administração pública. Dessa forma, o valor arrecadado com o IPTU também contribui para a limpeza urbana, pavimentação, infraestrutura, pagamento de salários e demais necessidades do município.

O IPTU é um dos principais instrumentos de arrecadação municipal e fundamental para a manutenção e melhoria dos serviços públicos. Por isso, é importante que o contribuinte mantenha o imposto em dia, uma vez que o não pagamento pode resultar em inscrição em cadastro de inadimplência, além da cobrança de multas e juros. Em casos extremos, a dívida pode levar até à penhora de bens.

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário