A convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, participou nesta terça-feira (21) de uma reunião com o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Daniel Teixeira; a secretária da pasta, Mônica Maria do Rosário; e a coordenadora da Divisão de Assistência Social, Flávia Patrícia.
Na pauta, a proposta de um acordo de cooperação mútua entre a Prefeitura e o SINDVEL, com foco na inserção e reinserção no mercado de trabalho de jovens em busca do primeiro emprego, jovens aprendizes, pessoas com deficiência (PCDs), profissionais acima de 40 anos e aposentados.
Durante o encontro, ficou definido que serão realizadas reuniões com a APAE, visando apoio na qualificação de pessoas PCDs, e com o SENAI, para a preparação de jovens aprendizes, com o suporte de empresas madrinhas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a iniciativa prevê a implantação de um modelo baseado no perfil vocacional, no desenvolvimento de habilidades individuais e no emprego apoiado, contando com o apoio do SINDVEL e do setor industrial do município.
O próximo passo será a elaboração de uma minuta do acordo de cooperação mútua, que será encaminhada ao SINDVEL e aos demais parceiros envolvidos, para dar início à ação. A iniciativa será divulgada com mais detalhes assim que estiver consolidada.
“Dentro desse processo de seleção, é fundamental que as pessoas estejam devidamente preparadas para as vagas disponíveis no mercado de trabalho, que exigem qualificações e preparo específicos. Nesse contexto, as empresas certamente deverão aderir a essa ação para preencher suas vagas com PCDs e menores aprendizes, além de apoiar o primeiro emprego e incentivar a contratação de pessoas acima dos 40 anos, promovendo sua reintegração ao mercado de trabalho como complemento da renda familiar”, destacou o presidente do SINDVEL.





















