Operação Couraça desarticula esquema de falsos leilões e prende cinco no litoral paulista

Uma operação policial deflagrada nesta terça-feira, 9 de dezembro, a partir do Sul de Minas, desmontou um esquema suspeito de aplicar golpes por meio de falsos leilões de veículos — prática que tinha como principais alvos pessoas idosas. A ação, denominada Operação Couraça, resultou na prisão de cinco suspeitos em municípios do litoral de São Paulo.

PCMG

A investigação, conduzida pela Delegacia de Defraudações de Itajubá, revelou que o grupo operava sites que simulavam leilões oficiais e mantinha centrais telefônicas que se passavam por atendimentos bancários. As vítimas, residentes em diferentes estados, eram convencidas a realizar depósitos para comprar carros inexistentes.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, grande parte dos prejudicados era composta por idosos. Durante o cumprimento dos mandados, foram recolhidos computadores, documentos e outros materiais que reforçam a suspeita de envolvimento dos detidos em crimes como estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O prejuízo atribuído ao esquema é estimado em R$ 2,5 milhões. As autoridades continuam investigando o paradeiro desse valor e buscam localizar os outros quatro suspeitos que permanecem foragidos — ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão.

A operação contou com apoio da Polícia Civil de São Paulo e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos, com ações realizadas nas cidades de São Paulo, Praia Grande, São Vicente e Itanhaém.

PCMG

Esta entrada foi publicada em Notícias Policiais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário