Evento acontece nesta quinta, dia 27, no salão de festas da APAE
O SINDVEL – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – realiza nesta quinta-feira, dia 27, a 15ª edição da Comenda Sinhá Moreira. A cerimônia acontece no salão de festas da APAE de Santa Rita do Sapucaí, a partir das 18h.
Inspirada na tradicional “Medalha da Inconfidência Mineira” – uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo de Minas Gerais desde 1952 –, a Comenda é entregue pelo SINDVEL a uma indústria inovadora, à empresa que mais gerou empregos no Vale da Eletrônica no último ano e a uma personalidade de destaque. A distinção também homenageia o legado de Luzia Rennó Moreira, a visionária Sinhá Moreira, pioneira no desenvolvimento educacional e tecnológico no estado.
“A Comenda cumpre um papel essencial ao reconhecer personalidades e iniciativas que contribuem para construir a identidade mineira. Ela valoriza não apenas aqueles que fizeram e fazem a diferença, como Sinhá Moreira, mas também estimula as novas gerações a trilhar o caminho da excelência, da inovação e do compromisso com o bem comum”, afirmou o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto.
Reconhecimento
Neste ano, o título de “Personalidade Ilustre” será entregue à presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Costa Muls, e ao diretor executivo e de mercado do veículo, Yvan Muls. Segundo o presidente do SINDVEL, a escolha reflete o trabalho consistente do jornal na cobertura das ações do Vale da Eletrônica, ampliando a projeção de Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais e no país.
“Esta comenda reconhece o papel fundamental que o Diário do Comércio desempenha ao dar visibilidade às ações do Vale da Eletrônica, levando para todo o estado e para o país a força do nosso desenvolvimento tecnológico e econômico”, justificou o presidente.
O Diário do Comércio é o único veículo especializado em economia, gestão e negócios em Minas Gerais, com mais de 90 anos de atuação.
Empresas que se destacaram
Seis empresas concorreram na categoria “Inovação”, e a vencedora foi a Sense TE CONNECTIVITY, com o produto “S-VUE Pro” — um monitor inteligente para válvulas diafragmas amplamente utilizadas na indústria farmacêutica. “Esse é um produto único no mundo, com tecnologia disruptiva para monitoramento de válvulas diafragmas no segmento de fármacos, conhecido como ciência para a vida”, explicou Sérgio Bertoloni, gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Na categoria “Geração de Empregos”, a vencedora foi a Qualitronix. De acordo com dados do portal E-Social, a empresa foi a que mais criou postos de trabalho no Vale da Eletrônica nos últimos 12 meses.
Concurso de Redações
O tradicional concurso de redações da Comenda Sinhá Moreira contou, neste ano, com a participação de escolas públicas e de uma escola privada de Santa Rita do Sapucaí. A iniciativa busca valorizar e difundir a história e o impacto do legado de Luzia Rennó Moreira para o município. Em 2025, a banca avaliadora recebeu textos de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, previamente selecionados pelas instituições de ensino.
“É uma grande alegria ver a adesão das escolas da cidade e saber que, dessa forma, estamos colaborando para preservar a história e o legado deixado por Sinhá Moreira”, comentou o presidente do SINDVEL.
Empresas participantes
Na categoria “Indústria Inovadora”, a banca avaliou projetos de outras cinco concorrentes. Entre elas, a Fênix apresentou um robô colaborativo para o manuseio automático de placas de circuito impresso, responsável por alimentar o equipamento de teste ICT, ler o número de série, inserir a placa no teste e direcioná-la automaticamente para a esteira (em caso de aprovação) ou para a bandeja de rejeitos (se reprovada).
A Alpha Subsea apresentou um processo inovador de operações diverless com ROVs de águas profundas, substituindo a necessidade de mergulhadores em tarefas críticas por veículos submarinos de operação remota, responsáveis por inspeções, medições de espessura e intervenções diversas.
A Campotech concorreu com uma linha de controladores digitais inteligentes para secadores de café, desenvolvida no próprio Vale da Eletrônica. A tecnologia alia sustentabilidade e competitividade, consolidando o Brasil como referência mundial em café sustentável.
A Kokusai Denki Linear concorreu com o transmissor da TV 3.0 (DTV+), equipamento que envia o novo sinal da TV Digital brasileira, apto a operar com tecnologias avançadas como MIMO, LDM e TxID. Desenvolvido no Vale da Eletrônica, trata-se do primeiro transmissor do novo padrão DTV+ do mundo, já operando na inédita faixa de 300 MHz.
Já a Qualitronix apresentou o Filtro DPS Protector Pro / Filtro Gamer DPS Pro, que oferece energia limpa e estável, elimina ruídos, protege contra surtos, sobrecorrente e meia fase, e só permite o religamento dos aparelhos quando a rede está totalmente estabilizada.
“Desde que a Comenda começou, em 2011, podemos notar o grande avanço tecnológico dos produtos inscritos, assim como o crescimento no volume de contratações pelas empresas, que chegou a dobrar nesse período”, avaliou Roberto de Souza Pinto.
Serviço
Comenda Sinhá Moreira 2025
Data: 27 de novembro
Horário: 18h
Local: Salão de Festas da APAE


























