Mãe e filha missionárias morrem de malária após retornarem de Ruanda

 

Uma missionária de Pouso Alegre  e sua mãe, também missionária e residente em São Paulo, morreram em decorrência de malária após retornarem de uma viagem missionária a Ruanda, na África Oriental.

A filha, Cibele Lisboa Vergani, de 48 anos, faleceu na quarta-feira, 12 de novembro, após permanecer quatro dias internada no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHCSL), em Pouso Alegre. A mãe, Lúcia Diva Lisboa, também estava internada para tratamento em um hospital de São Paulo, onde não resistiu à doença.

A malária é considerada endêmica em Ruanda, país localizado em uma região tropical da África, onde a incidência da enfermidade é elevada. Cibele, que vivia em Pouso Alegre, apresentou os primeiros sintomas no dia 8 de novembro e lutou contra a doença por vários dias.

Com o diagnóstico confirmado em Pouso Alegre, os médicos de São Paulo adotaram o mesmo protocolo de tratamento para a mãe. No entanto, ambas vieram a óbito.

O corpo de Cibele foi velado na noite de quarta-feira em Pouso Alegre e seguiu posteriormente para São Paulo, onde foi sepultado ao lado da mãe.

Até o momento da publicação, o Ministério da Saúde não havia se manifestado sobre o caso. Em nota, a Prefeitura de Pouso Alegre lamentou as mortes e prestou solidariedade à família, informando que, por respeito à privacidade e seguindo protocolos, não divulgaria detalhes adicionais sobre as vítimas.

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário