A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, nesta sexta-feira (31), dois integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra idosos por meio da subtração e uso indevido de cartões bancários. A ação faz parte da Operação Cleptocard, deflagrada em várias cidades do Sul de Minas.
PCMG
De acordo com as investigações, o grupo possuía atuação interestadual, com registros de crimes também em São Paulo e Rio de Janeiro. Na região mineira, os golpes ocorreram em agências bancárias de pelo menos nove municípios: Itajubá, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Itanhandu, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto e Piranguinho.
Os criminosos agiam de forma discreta e estratégica. Eles observavam as vítimas — geralmente idosos — durante saques ou transações em comércios, decoravam as senhas e, em um momento de distração, trocavam o cartão verdadeiro por outro semelhante. Com o cartão original e a senha memorizada, realizavam saques e compras indevidas, causando prejuízos significativos às vítimas, que só percebiam o golpe horas depois.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além da prisão de dois homens, de 45 e 53 anos. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros integrantes do grupo e calcular o valor total dos prejuízos causados.


























