Faleceu nesta quarta-feira (22/10), aos 107 anos, o jornalista e professor José Mendonça Filho, natural de Alfenas (MG), que completaria 108 anos em dezembro. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e um dos fundadores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mendonça foi uma das principais referências da imprensa mineira ao longo do século XX.
O velório ocorreu ontem(22) no cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte e o sepultamento às 16h30.
Ao longo de sua carreira, José Mendonça ocupou cargos de destaque na imprensa de Minas Gerais. Foi diretor de Redação do jornal O Diário por décadas e chefiou a sucursal do jornal O Globo em Belo Horizonte, consolidando sua reputação como líder do jornalismo estadual.
Além de jornalista, Mendonça foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, presidindo a entidade entre 1951 e 1953. Formado em Direito, iniciou sua trajetória jornalística em 1938 no O Diário, veículo ligado à Mitra Diocesana de Belo Horizonte, considerado na época um dos jornais católicos mais importantes do país.
Sua vida e carreira foram registradas no livro José Mendonça – a vida revelada, publicado em 2009 pelos jornalistas Manoel Guimarães, Flávio Friche e pela historiadora Maria Auxiliadora de Faria.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Casa de Jornalista lamentaram a morte de Mendonça, destacando sua contribuição essencial para o desenvolvimento do jornalismo mineiro e para a formação de diversas gerações de profissionais da imprensa no estado.
G1


























