Um homem que cumpria pena em Pouso Alegre, condenado a mais de 60 anos de prisão por crimes como homicídio, sequestro, tráfico de drogas e cárcere privado, foi recapturado pela Polícia Militar em Piracicaba (SP) na última sexta-feira(15).
Identificado como José Henrique dos Santos Ramos, conhecido como “Zezinho”, o detento estava foragido desde abril de 2025, quando foi resgatado por comparsas armados durante o velório da avó da companheira, em Divisa Nova (MG).
Na ocasião, dois funcionários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pouso Alegre acompanhavam o preso ao funeral. O grupo foi surpreendido por dois homens armados com um revólver calibre .38 e uma pistola cromada, que renderam os agentes e conseguiram retirar o detento do local.
Desde então, ele era considerado foragido da Justiça. Segundo a PM, ao ser abordado em Piracicaba, apresentou documento falso, mas a fraude foi identificada rapidamente pelos policiais. Contra ele, havia diversos mandados de prisão em aberto, incluindo uma condenação recente de 15 anos em regime fechado por homicídio.
Após a captura, Ramos foi levado ao Plantão Policial de Piracicaba e posteriormente reconduzido ao sistema prisional.
A Apac de Pouso Alegre, que custodiava o detento no momento da fuga, reforçou que seus funcionários não utilizam armas de fogo em suas diligências, seguindo a metodologia da instituição, e afirmou desconhecer qualquer envolvimento do preso com organizações criminosas.



























