Governo de Minas inicia Curso de Formação de Examinadores de Trânsito com foco em avaliações mais didáticas e humanizadas

Iniciativa prepara profissionais da Educação Básica e servidores em exercício na CET-MG para atuarem na avaliação prática de direção

Governo de Minas iniciou, nesta segunda-feira (11/8), o Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, voltado para professores da Educação Básica e servidores em exercício na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A formação busca tornar as avaliações práticas de direção no trânsito mais didáticas, humanizadas e alinhadas às diretrizes pedagógicas modernas.

O objetivo é assegurar que os candidatos estejam aptos a se tornarem condutores, contribuindo para a segurança viária. O curso está estruturado por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e busca formar examinadores de trânsito com competências essenciais e requeridas para o exercício de suas funções junto às bancas examinadoras nos processos de habilitação, renovação e reabilitação do condutor.

O Programa de Formação e Desenvolvimento de Examinadores de Trânsito (PFDE) foi desenvolvido pela CET-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e irá ampliar o quadro de examinadores e possibilitar que a temática de Educação para o Trânsito seja inserida no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e um trânsito mais seguro para todos.

Ao todo, 234 educadores aprovados no processo seletivo participarão da formação, que está sendo conduzida pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). A carga horária é de 220 horas/aula e a previsão de conclusão é até dezembro deste ano. A atuação dos novos examinadores exige a conclusão integral e bem-sucedida do curso, além da publicação de portaria oficial de nomeação.

“Com a criação do PFDE, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a qualificação dos serviços de trânsito, investindo na formação continuada e em metodologias mais humanas e eficientes, com reflexos diretos na segurança viária e na experiência dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, afirma o chefe de Trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas.

O novo grupo de profissionais não substituirá os examinadores já em atividade, mas atuará de forma complementar, contribuindo com uma abordagem pedagógica e acolhedora nos processos avaliativos. As escalas serão organizadas de modo a não comprometer o turno regular de trabalho nas escolas estaduais, assim como já acontece com os servidores que já atuam nos exames práticos de direção.

Agência Minas

 

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário