O jovem Marcos Paulo Rodrigues de Oliveira, de 17 anos, elevou o nome de Pouso Alegre, ao conquistar a medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, uma das mais prestigiadas competições acadêmicas internacionais. O resultado foi anunciado nesta sexta-feira(01), após a etapa final do torneio, realizada entre os dias 26 e 31 de julho, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Aluno da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, Marcos competiu na categoria de nível mais elevado, voltada para estudantes com alto desempenho acadêmico. Mesmo diante de mudanças inesperadas que tornaram a prova ainda mais exigente, ele se destacou entre participantes de diversos países.
Além de Marcos, outros 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais de Minas Gerais foram selecionados para representar o Brasil em competições de matemática e robótica no exterior, com disputas realizadas em países como Japão, Coreia do Sul, Singapura e os próprios EUA.
A viagem de Marcos e de sua professora, Aline Heloísa, foi viabilizada pelo governo de Minas Gerais. A Copernicus Olympiad vai além da matemática, incentivando também o intercâmbio cultural entre os jovens de diferentes nacionalidades.
A olimpíada é dividida em duas etapas: uma seletiva online e uma fase final presencial. Os participantes são avaliados quanto à lógica, criatividade e habilidade na resolução de problemas complexos. Os melhores colocados recebem medalhas, certificados, bolsas de estudo e prêmios tecnológicos, como tablets e smartwatches.
Para Marcos, a conquista representa o início de uma jornada promissora. Ao site G1, ele compartilhou detalhes de sua preparação e seu fascínio pela disciplina:
“A preparação para esta competição foi rigorosa, extensa e divertida. Fiz provas antigas desta olimpíada e de outras mais difíceis também, para me certificar de que estava preparado. A matemática, para mim, é a linguagem que Deus utilizou para criar o Universo. É possível compreender o mundo ao nosso redor através dela. A prova foi realmente bem difícil. Mas no final, graças a Deus consegui medalha de ouro”.



























