Inovações e desafios em destaque na Semana da Engenharia de Telecomunicações do Inatel
Criado em 1965, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel foi o primeiro do Brasil e se consolidou como referência nacional no ensino e na pesquisa da área. Para celebrar essa trajetória e aproximar os alunos das tendências do setor, o Instituto realiza anualmente a Semana da Engenharia de Telecomunicações.
A edição de 2025 acontece entre os dias 8 a 12 de abril, reunindo estudantes, profissionais e especialistas para uma programação diversificada, com foco nos desafios e nas inovações em conectividade. O evento conta com debates, palestras, workshops, minicursos e atividades práticas.
A abertura da semana conta com dois eventos no dia 8 de abril:
Conexões P&D – Integração entre alunos e profissionais de P&D: voltado à aproximação dos estudantes com a área de pesquisa e desenvolvimento.
Aula Magna do Inatel: com Marcus Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital. A atividade marca o início do semestre letivo no Instituto.
No dia 9 de abril, acontece o Fórum IoT Practices, que conta com a participação de pesquisadores da Embrapa, Embrapii, empreendedores, e representantes do governo de Minas Gerais.
Encerrando a semana, no dia 12 de abril, ocorre a competição CTF_inatel#7 – Telecom Challenge, no formato “capture a bandeira”, com foco em segurança de redes e testes de invasão em ambiente controlado.
Outras atividades como palestras e minicursos também estão previstas. A programação completa está disponível no site oficial do evento: inatel.br/semanadatelecom
Conheça a programação completa – Clique Aqui
ASCOM INATEL


























