A Câmara de Pouso Alegre aprovou na noite desta terça-feira, 01, em primeira votação, dois projetos de lei em favor de rodeios, vaquejadas e corridas de charrete. As propostas enfrentaram manifestações contrárias de grupos de proteção animal, que foram ao Legislativo protestar.
De autoria dos vereadores Fred Coutinho (Republicanos) e Leandro Morais (União) um primeiro projeto eleva o rodeio à condição de Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. O outro, também da autoria da dupla, institui normas para a realização do rodeio e permite a prática de cavalgadas, vaquejadas e corridas de charrete.
Apesar do protesto dos grupos de defesa dos direitos dos animais, ambas as propostas foram aprovadas. A primeira passou com 12 votos a favor e apenas dois contrários. Já a segunda recebeu nove votos a favor e cinco contra – veja como votou cada vereados ao final desta matéria.
Se não conseguiu mudar o resultado da votação, a presença dos protetores fez com que a maioria dos vereadores se manifestasse com relação aos projetos, o que não costuma acontecer.
Os autores das propostas defenderam tratar-se de uma demanda levada a eles por pessoas que exercem as atividades no município e que a aprovação dos projetos, especialmente o que versa sobre regulamentações, daria mais ferramentas para que a cidade possa fiscalizar as atividades e coibir os maus-tratos aos animais.
Mas o ponto dos protetores não era bem esse. Para o grupo, que luta para proibir a exploração de animais em qualquer nível, a regulamentação de atividades ou a exaltação das práticas como patrimônio cultural legitimam a exploração dos animais.
Entre os vereadores, houve ainda críticas severas aos projetos de lei por conta de sua redundância, uma vez que leis federais já tratam dos temas de forma quase idêntica às propostas.
Veja como votou cada vereador:
Projeto de Lei Nº 8000/2025: ELEVA O RODEIO, AS PROVAS CONGÊNERES E SUAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS À CONDIÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE – MG.
A favor: David Andrade (Avante); Delegado Renato Gavião (PSDB); Dionísio (Republicanos); Elizelto Guido (PSD); Ely da Autopeças (PSD); Fred Coutinho (Republicanos); Israel Russo (União); Leandro Morais (União); Miguel Tomatinho do Hospital (PSD); Odair Quincote (União); Oliveira (Republicanos); Rogerinho (Avante).
Contra: Hélio Carlos (PT); Lívia Macedo (PCdoB).
Projeto de Lei Nº 7991/2025: INSTITUI NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE RODEIOS E PERMITE A PRÁTICA DE CAVALGADAS, VAQUEJADAS, CORRIDAS DE CHARRETE E DEMAIS ATIVIDADES TRADICIONAIS DA CULTURA MINEIRA NO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A favor: Delegado Renato Gavião (PSDB); Elizelto Guido (PSD); Ely da Autopeças (PSD); Fred Coutinho (Republicanos); Leandro Morais (União); Miguel Tomatinho do Hospital (PSD); Odair Quincote (União); Oliveira (Republicanos); Rogerinho (Avante).
Contra: David Andrade (Avante); Dionísio (Republicanos); Hélio Carlos (PT); Israel Russo (União); Lívia Macedo (PCdoB).



























