Um dia para falar sobre a conquista dos nossos direitos!
Você sabia que..
As escolas de ensino existiam no Brasil desde 1530, com a vinda dos jesuítas, e os meninos eram permitidos a estudar. Já as meninas, a permissão veio somente em 1827 (somente míseros 300 anos de diferença).
A primeira faculdade no Brasil foi criada em 1808, porém só era permitida a entrada de homens. As mulheres conseguiram permissão para o estudo universitário somente em 1879 e ainda enfrentaram várias décadas de muito preconceito. A primeira mulher médica teve que desistir da profissão devido à falta de oportunidades e à descrença em suas capacidades.
A Proclamação da República aconteceu em 1889, porém nós, mulheres, só conseguimos o direito ao voto entre 1932 e 1934 (em 1932, o direito era restrito às mulheres com renda, o que representava a minoria; somente em 1934 o direito foi ampliado para todas).
As mulheres conseguiram o direito de ter uma conta bancária (independente de marido) somente em 1962, ano também do Estatuto da Mulher Casada, que ampliou os direitos das mulheres, desde a Constituição de 1916.
E ainda poderia citar a lei que proibia as mulheres de jogar futebol, handebol ou treinar artes marciais, que só foi revogada em 1979. Pasme! Antes disso, era proibido por lei que nós, mulheres, participássemos desses esportes.
Posso enumerar uma lista gigante de direitos que foram conquistados bem depois dos direitos dos homens. E pensar que faz menos de 100 anos que conquistamos o direito ao voto… Se formos falar sobre licença-maternidade, Lei Maria da Penha e outros direitos, ficaria horas digitando.
Então, quando pensar que nós, mulheres, ainda temos uma carga tripla, muitas vezes sendo menos reconhecidas, lembre-se de que isso é fruto de várias centenas de anos de diminuição dos nossos direitos.
Viva o Dia Internacional das Mulheres – 8 de Março.


























