Você é dono de bar ou restaurante? Veja como se preparar bem para atrair mais clientes no Carnaval

Pequenos negócios do setor de alimentação podem se orientar por meio do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas

Os mais de 25 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte se preparam ao máximo para o período do Carnaval, data que promete impulsionar a economia e gerar renda para os pequenos negócios. Conforme projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a folia deve movimentar R$ 1 bilhão na capital mineira nos próximos dias. Uma pesquisa da entidade também revelou que que seis a cada 10 empresários acreditam que o Carnaval vai gerar um impacto positivo nas vendas. O ticket médio por consumidor está estimado em R$ 180,00, um aumento de 42% em relação a 2024.

Nesse sentido, é fundamental que donos de micro e pequenas empresas do setor de alimentação tenham um planejamento estratégico para faturar mais e atrair novos clientes. Decoração especial, estoques, cardápios atraentes e promoções estão entre as ações que devem ser desenvolvidas pelos empresários.

A analista do Sebrae Minas Simone Lopes fala sobre a importância da boa preparação dos empresários em um período de muito movimento em Belo Horizonte: “A cada ano, o Carnaval atrai novos públicos, gera renda e cria empregos. Com a expansão do evento, toda a cadeia econômica tende a se fortalecer, especialmente os segmentos de alimentação fora do lar, pois a gastronomia é um dos atrativos de Belo Horizonte. Os empresários precisam estar atentos aos cardápios especiais e temáticos, ampliação dos horários de atendimento, estabelecer parcerias e promoções, fazer adaptações no espaço e um plano de divulgação estratégico”, explica.

Algumas dicas essenciais para os bares e restaurantes:

  1. Organize seus horários de atendimento e informe ao público com antecedência;
  2. Se for viável, crie combos pré-folia ou produtos exclusivos, como drinks temáticos ou pratos inspirados no Carnaval;
  3. Invista em uma decoração mais leve e colorida para atrair o público;
  4. Use anúncios com foco nas pessoas que estiverem na região;
  5. Se você tiver um delivery ou um restaurante mais formal, foque no cliente usando uma estratégia para “quem quer fugir do Carnaval”

 

Prepara Gastronomia

Desde 2020, o Sebrae Minas realiza o programa Prepara Gastronomia para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. São consultorias customizadas, cursos, oficinas e apoio em eventos estratégicos para ajudar as empresas a se reinventarem no mercado. A iniciativa é direcionada para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE), com estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas e na alavancagem de seus negócios.

No ano passado, o Prepara Gastronomia atendeu a 137 municípios mineiros, impactando diretamente no crescimento de mais de 3,5 mil pequenos negócios, com mais de 2,5 mil consultorias e capacitações realizadas. Nesse período, foram gerados mais de R$ 9 milhões em expectativas de negócios.

Sebrae Play

Com o objetivo de orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades no período do Carnaval, o Sebrae Minas, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a CDL/BH, criou a coletânea “Meu negócio é Carnaval”, com mais de 50 conteúdos gratuitos.

A plataforma também conta com e-books para impulsionar os pequenos negócios da gastronomia, com temáticas como planilha de precificação, fluxo de caixa, depreciação gerencial, engenharia de cardápio, marketing digital, fidelização de clientes, entre outros. Os conteúdos podem ser acessados no link.

ASCOM SEBRAE MINAS

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário