Este ano a honraria na categoria ‘Personalidade Ilustre’ será outorgada ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema
O SINDVEL – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, realiza nesta sexta-feira (29) a 14ª edição da Comenda Sinhá Moreira. O evento acontece no auditório da Incubadora Municipal de Empresas de Santa Rita do Sapucaí, a partir das 18 horas.
A Comenda é inspirada na tradicional “Medalha da Inconfidência Mineira” – uma das mais altas condecorações concedidas pelo governo de Minas Gerais desde 1952 – e é outorgada pelo SINDVEL a uma indústria inovadora, à empresa que mais gerou postos de trabalho no período de 12 meses no Vale da Eletrônica, e a uma personalidade ilustre. A honraria também tem como foco celebrar a memória de Luzia Rennó Moreira, conhecida como Sinhá Moreira, uma das maiores visionárias de Minas Gerais e pioneira no desenvolvimento tecnológico e educacional no estado.
“A Comenda desempenha um papel crucial na valorização de figuras e iniciativas que ajudam a moldar a identidade mineira. Ela não só reconhece as realizações daqueles que fizeram e fazem a diferença, como Sinhá Moreira, mas também inspira as futuras gerações a seguir o caminho da excelência, da inovação e da dedicação ao bem comum”, destacou o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto.
Em 2024, o prêmio de “Personalidade ilustre” é destinado ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema. De acordo com o presidente do SINDVEL, a escolha do governador é resultado das várias ações que ele tem feito pelo desenvolvimento econômico e tecnológico de Santa Rita do Sapucaí.
“Zema reconhece Santa Rita como o primeiro parque tecnológico aberto do mundo, especialmente porque é político e empresário, e prima pela geração de emprego, renda e tecnologia. Nesse sentido, ele coloca o estado de Minas Gerais de forma competitiva no cenário mundial”, justificou ele.
Este ano, cinco empresas se inscreveram na categoria “Inovação” e a vencedora foi a Fractum Equipamentos Eletrônicos, que levou para a banca avaliadora um “Coletor de Dados Multicanal IoT”. O equipamento faz o monitoramento de diversos tipos de sensores em ambientes remotos com transmissão de dados até mesmo em locais com infraestrutura limitada, como em áreas de mineração, saneamento, agricultura, ou monitoramento ambiental.
A empresa Intelbras, de acordo com dados do portal E-Social, foi a vencedora na categoria “Geração de Empregos”. Ela foi a empresa que mais gerou postos de trabalho no período de 12 meses no Vale da Eletrônica. Líder na produção de câmeras de monitoramento de segurança na América Latina, ela passou de 346 colaboradores, em agosto de 2023, para 443 nesse mesmo período; um crescimento de 28%. Número este que, de acordo com o gerente de Segmentos de Negócios da Intelbras, Emerson da Fonseca Nascimento Silvério, aumentou após a aferição considerada pela premiação.
“De agosto a novembro já contratamos mais 49 funcionários. Se considerarmos este total, tivemos um aumento de 42% no número de contratações”, explicou.
CONCURSO DE REDAÇÕES – Como tradição, todos os anos a Comenda Sinhá Moreira também conta com o concurso de redações realizado com alunos de escolas públicas locais com o objetivo de rememorar e aprender sobre a importância do legado e da história de Luzia Rennó Moreira para a cidade. Em 2024 a banca avaliadora recebeu 55 textos produzidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre o tema, que foram selecionados pelas escolas participantes. Fato comemorado pelo presidente do SINDVEL, pois segundo ele a adesão das instituições de ensino tem aumentado a cada ano.
“Começamos com duas escolas. Hoje quase todas as escolas públicas da cidade participam do concurso, o que é muito importante para perpetuar junto às futuras gerações o legado de Sinhá Moreira, que tanto contribuiu para o desenvolvimento tecnológico, educacional e na geração de emprego de Santa Rita”, observou ele, lembrando que pela primeira vez na história da Comenda duas das redações apresentadas obtiveram nota máxima.
EMPRESAS PARTICIPANTES – No critério ‘Indústria Inovadora” a banca técnica avaliou projetos de outras quatro empresas inscritas na Comenda. Entre elas estão: Ativa Soluções Tecnológicas, que apresentou o “Titã IoT”, um equipamento pioneiro no mercado na coleta e tratamento de dados de sensores industriais, com transmissão dos dados via rede celular 4G NB-IoT, desenvolvido para o setor de saneamento. A empresa Exxer, que concorreu com uma solução educacional inovadora com foco no hidrogênio verde, com know how destinado à formação profissionalizante da mão de obra do futuro visando as energias renováveis. A Marte Científica, que apresentou o “ORM”, um equipamento que faz a osmose reversa da água com sensor de monitoramento, o que permite a retirada de todos os minerais e contaminantes, além de fazer o controle da qualidade do líquido.
A Qualitronix levou para a avaliação da banca a “Tomada Protector”, um produto que traz como diferencial um software inteligente que faz o monitoramento constante dos eletroeletrônicos (sobretensão e subtensão), oferecendo mais segurança e proteção aos equipamentos. A empresa, de acordo com dados do E-Social, também foi selecionada no critério de “Geração de Empregos”. Nos últimos 12 meses a Qualitronix, que está em processo de expansão, passou de 200 para 360 funcionários.
“Desde que a Comenda começou, em 2011, podemos notar o grande avanço tecnológico dos produtos inscritos no processo, assim como o volume de novas contratações pelas empresas, que chegou a dobrar nesse período”, avaliou Roberto de Souza Pinto.
ASCOM SINDVEL


























