Santa-Ritense e Itajubense chamam atenção de editoras nacionais e internacionais com artigo científico

Ricardo Vitor Justo,33 anos, criado na zona rural de Santa Rita do Sapucaí, no Bairro São José das Cruz das Caveiras, filho de Adriana Xavier e Sérgio Vitor Justo e irmão de Ronaldo Justo e Paulo Sérgio Justo.

Estudou na Escola Municipal Rodolfina Zordan e Escola Estadual Sanico Teles até ensino fundamental, seu ensino médio foi concluído em uma Instituição Federal de Ensino Médio concomitante no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campos Inconfidentes formando em Técnico em Agroindústria.

Retornando para Santa Rita ingressou no curso de Processos administrativo pelo SENAI.

Também formando ao longo do tempo em Auxiliar Pedagógico pela Instituto FederaL de Poços de Caldas.

Ricardo formou-se em Direito no Centro Universitário de Itajubá- Fepi em 2022, posteriormente tornando-se em especialista em Direito Público , Direito Sanitário e Docência em Ensino Superior.

Possui também Certificado de autorização Técnica para lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa e Filosofia.

Ricardo ganhou atenção de editoras nacionais e internacionais , quando junto de sua colega de classe Juliana Maria Campos, residente em Itajubá, desenvolveram um artigo científico durante sua graduação em direito, artigo entitulado como “ENSINO DOMICILIAR: UMA ANÁLISE SOBRE A HEGEMONIA FAMILIAR E O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”

Ricardo destaca que o ensino domiciliar, ou homeschooling, levanta discussões complexas sobre a hegemonia familiar e o que constitui o melhor interesse da criança e do adolescente. Essa prática tem ganhado destaque, especialmente em contextos onde as famílias buscam alternativas à educação tradicional.

A hegemonia familiar refere-se ao controle e à influência que os pais exercem sobre a educação e a formação de seus filhos. No contexto do ensino domiciliar, essa hegemonia é ampliada, permitindo que os pais definam não apenas o conteúdo curricular, mas também os métodos de ensino e as experiências de aprendizagem.

No entanto, essa hegemonia pode resultar em uma visão de mundo limitada, onde as crianças têm menos exposição a perspectivas diversas e a um ambiente plural.

A questão do “melhor interesse” é central em discussões sobre educação. No contexto do ensino domiciliar, vários fatores devem ser considerados: Qualidade Educacional, Socialização, Autonomia e Responsabilidade e Regulamentação e supervisão.

O ensino domiciliar é uma prática que deve ser analisada cuidadosamente, levando em conta tanto a hegemonia familiar quanto o melhor interesse da criança e do adolescente. É fundamental que essa escolha seja feita com responsabilidade, visando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o social e emocional dos jovens. A educação deve ser um espaço de crescimento plural e inclusivo, independentemente do ambiente em que ocorre.

Após a sua apresentação “X Congresso de Iniciação Científica da FEPI” recebeu diversos convites de Editoras nacionais e internacionais, no quais são:

Editora
Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales

Editora
Brazilian Journals Publicações

Editora
Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo
EuroPub European Publications (Portugal)

Editora
Revistas Científicas da UNIPAR (Universidade Paranaense)

Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana

Editora Seven
Participação Congresso Ibero-Americano – Flórida /Estados Unidos

Editora
Atenas

Ricardo finaliza que se sente muito feliz com essa repercussão.
Que agradeçe aos seus amigos e familiares pelo apoio.

“ Com a Educação eu venci, e com a Educação Venceremos” ( Ricardo Vitor Justo)

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário