Primeiro Hospital Oncológico de Pouso Alegre será inaugurado neste domingo, dia 30/06

Local será referência para mais de 50 municípios e deve realizar mais de 7 mil atendimentos por mês 

Quem já enfrentou um câncer ou teve um caso na família sabe como um hospital especializado pode salvar vidas, agilizar tratamentos e oferecer esperança. Neste domingo, 30 de junho, às 9h30, Pouso Alegre e toda a região do sul de Minas receberão a primeira etapa do Hospital Oncológico Samuel Libânio, um marco histórico para a saúde. A expectativa é de realizar mais de 7 mil atendimentos mensais, abrangendo 53 municípios. Sendo que 95% dos serviços serão destinados a pacientes do SUS, ampliando significativamente o acesso ao tratamento oncológico de qualidade.

O Hospital Oncológico Samuel Libânio é fruto do trabalho do deputado federal Rafael Simões. Quando presidia a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí – FUVS, Simões enxergou, no espaço de um antigo campo de futebol, ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio – HCSL, a oportunidade de construir um hospital especializado. Em 1º de janeiro de 2017, na época como prefeito municipal, ele assinou o decreto de utilidade pública para a área, conhecida como antigo “Estádio da Lema”, dando início a um sonho que agora se concretiza.

“Ver o Hospital Oncológico Samuel Libânio se tornar realidade é a prova de que sonhos, quando compartilhados e trabalhados em conjunto, podem transformar vidas. Uma conquista que chega para atender uma demanda importante da população e facilitar o acesso, principalmente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declara o deputado Rafael Simões (União Brasil).

Estrutura completa para o cuidado integrado:

O projeto do Hospital Oncológico Samuel Libânio abrange mais de 11 mil metros quadrados e inclui 36 consultórios, 100 leitos de internação e 54 poltronas para quimioterapia, distribuídos em cinco pavimentos equipados com tecnologia de ponta para tratamento oncológico, exames e cirurgias. Nessa primeira fase, o primeiro pavimento do hospital, que começará a funcionar no dia 01/07, terá 36 consultórios, e duas salas para pequenas cirurgias. Também está sendo inaugurado o heliponto do hospital.

A equipe será composta por mais de 120 profissionais próprios, incluindo médicos, assistentes sociais e administrativos, além do apoio terceirizado. Os recursos municipais destinados por Rafael Simões, juntamente com os investimentos da FUVS, totalizam quase R$30 milhões, dos R$60 milhões a serem investidos até o final da obra, que deverá estar totalmente concluída até o final de 2026.

 Histórico

A trajetória até a inauguração do primeiro pavimento foi marcada por eventos significativos. Em outubro de 2018, uma missa campal celebrou a desapropriação do terreno. Três anos depois, em 30 de setembro de 2021, a pedra fundamental foi lançada em uma cerimônia que reuniu autoridades nacionais. A construção começou no início de 2022 e, desde então, a obra avançou rapidamente.

“Hospital Oncológico Samuel Libânio: um gigante da saúde”, um documentário que detalha a jornada de construção e a importância deste novo hospital, será lançado na íntegra no dia 05 de julho no Canal TV FUVS no YouTube.

“Sinto muito orgulho de ter feito tudo para viabilizar essa obra no início do meu mandato como prefeito, em 2021. Essa conquista só foi possível graças à participação de muitas pessoas, incluindo o médico Alexandre Hueb, que acompanhou o projeto desde o início e contribuiu, com sua experiência, para que o hospital atendesse da melhor forma às necessidades dos pacientes oncológicos”, conclui Simões.

A cerimônia será transmitida ao vivo nas redes sociais do hospital e também no YouTube, permitindo que todos acompanhem esse momento histórico para o Sul de Minas.

Hipertexto

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário