A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí escolheu no último dia 02 de setembro, durante sessão ordinária na sala Prof. José Nogueira Leite no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, um novo presidente e uma nova diretoria. Assumirá a presidência da Academia para os próximos dois anos (biênio 2024-2025) o advogado Mauro Cunha Azevedo Neto. Ele substituirá o professor José Antônio Justino Ribeiro que estava na presidência desde dezembro do ano passado, substituindo por sua vez o acadêmico Ronaldo de Azevedo Carvalho, falecido em outubro de 2022. A Sessão Solene para a posse da nova diretoria acontecerá no próximo dia 07 de outubro.

O futuro presidente da Alca – Mauro Cunha Azevedo Neto (esq.) e o atual presidente – José Antônio Justino Ribeiro.
Mauro Cunha Azevedo Neto é advogado e tem 54 anos. Entrou para a Academia em 2007 para ocupar a cadeira número 22, do patrono José Arthur de Carvalho Pereira. Estarão compondo a diretoria ao lado de Mauro o professor José Cláudio Pereira (vice-presidente), a historiadora Patrícia Aparecida Vigilato (primeira secretária), a escritora Nídia Sancho Telles Rodrigues (segunda secretária), o engenheiro João Batista de Azevedo Jr. (primeiro tesoureiro), o jornalista Jonas Costa Silva (segundo tesoureiro) e o também jornalista Evandro Carvalho da Silva (relações públicas e orador). Patrícia e Evandro são os únicos remanescentes da atual diretoria.
O presidente que se despede, José Antônio Justino Ribeiro, fez um breve discurso sobre sua gestão, indicado que foi para ocupar a presidência num dos momentos mais delicados da história da Academia com o falecimento ano passado de cinco acadêmicos. Justino agradeceu a diretoria que o acompanhou ao longo deste período, em especial a acadêmica Patrícia Vigilato. Ao final de sua fala, desejou boa sorte ao novo presidente e à nova diretoria.
Mauro Cunha de Azevedo Neto também fez uma breve explanação salientando que se sente honrado em participar das atividades da Academia e mais honrado ainda agora em que será o presidente da entidade. Ele falou também das qualidades de todos os integrantes da futura diretoria e num futuro, a curto prazo, promissor para os eventos da Alca.
Durante a reunião, outros assuntos também foram debatidos, como a participação da Academia no concurso de redação do Summit Empreendedoras do Café. Também se falou da futura sede da Alca, possibilidade de ocupar um espaço ou uma sala no prédio histórico da Praça Santa Rita, recentemente desocupado, onde por décadas abrigou o Fórum Dr. Arlete Telles Pereira. O prédio é do Governo do Estado de Minas e será cedido à Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí.
Estiveram presentes à sessão ordinária os acadêmicos Otto Carlos Kielblock (cadeira n.o 06), Elias Kallás (09), José Antônio Justino Ribeiro (12), Marlene Maria Dias Carneiro (13), Patrícia Aparecida Vigilato (16), Décio de Almeida Azevedo (21), Mauro Cunha Azevedo Neto (22), Evandro Carvalho da Silva (24), José Geraldo de Souza (26), Jonas Costa Silva (27), João Batista de Azevedo Jr. (29), Gildeta Menezes da Alckmin (30), José Cláudio Pereira (32), Gustavo Elias Kallás Rezek (33) e Adonias Costa da Silveira (35).
Texto e foto: Evandro Carvalho.





















