Uma vitória marcante para o esporte brasileiro. O piloto mineiro David Brito Filho, natural de Pouso Alegre, no Sul de Minas, brilhou no cenário internacional ao conquistar a medalha de bronze com a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Voo Livre. A competição, realizada em Krushevo, na Macedônia do Norte, reuniu os melhores pilotos de mais de 30 países entre os dias 8 e 18 deste mês.
David Brito Filho, aos 42 anos, é não apenas um empresário de sucesso, mas também um atleta destemido. Voando desde os 14 anos, ele seguiu os passos de seu pai, que já era um praticante do voo livre. Sua trajetória culminou com a consagração como bicampeão brasileiro e sua ascensão à seleção brasileira.
Na competição enfrentou fortes adversários, incluindo a equipe italiana, que tem dominado o cenário mundial. Em 2019, David já havia conquistado a medalha de prata em um campeonato que ocorreu na Itália, onde competiu juntamente com a seleção brasileira.
“Estávamos em segundo até o último dia, e tentamos ir com tudo com uma estratégia para ganhar a medalha de ouro, arriscando nossa medalha de prata. Não tivemos êxito, caímos para o terceiro e faturamos a medalha de bronze”, disse o atleta ao GE.
O pódio do Campeonato Mundial de Voo Livre ficou assim: Itália levou o ouro, seguida pelo Reino Unido com a prata e o Brasil com o bronze. A atuação consistente da equipe brasileira tem deixado David confiante de que o ouro pode ser uma realidade no próximo mundial, que está agendado para ocorrer na Espanha em 2025.
Ao lado de David, outros cinco talentosos pilotos brasileiros, Álvaro Sandoli, Glauco Pinto, Guilherme Sandoli, Paulo Rogério Gimenes e Konrad Heilman, também contribuíram para a conquista da medalha de bronze para o Brasil. Álvaro Sandoli, de 59 anos, além de contribuir para o sucesso da equipe, também alcançou o terceiro lugar no ranking individual.
A constante presença do Brasil no pódio enche de esperança os praticantes desse esporte radical e faz David acreditar que, em breve, o ouro estará ao alcance da equipe brasileira, consolidando sua posição como potência no voo livre mundial.
Rede Moinho



























