Um cachorro que aparece em imagens de monitoramento do local, foi a pista principal para a Polícia Civil desvendar em menos de 48 horas um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido no município Sul Mineiro de Ijaci. Ali, na segunda-feira(14) o comerciante Geraldo de Souza, de 88 anos, foi assassinado por esganadura por um desconhecido que aparece em imagens na companhia do cão.
O crime abalou a pequena cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, onde o comerciante Geraldo de Souza era muito conhecido e estimado.
Tão logo confirmou as suspeitas de assassinato, a equipe de investigadores liderada pelo delegado adjunto de Crimes contra o Patrimônio de Lavras, Leandro de Prado Macedo Costa, colheu imagens de câmeras instaladas em comércios das imediações de onde aconteceu o crime.
Algumas imagens mostravam um homem acompanhado de um cão de pequeno porte, descartando um objeto numa lixeira próxima. Esse objeto era uma caixa registradora que foi retirada do estabelecimento do comerciante morto.
As imagens não mostram o homem nitidamente, mas o cão foi a pista seguida pelos investigadores para chegar a um suspeito e levantar o seu endereço. Na sua casa, localizada no bairro Serra, quem recebeu os policiais foi justamente o cachorro que aparece nas imagens das câmeras de monitoramento.
Os investigadores abordaram o suspeito de 29 anos e ele logo negou a autoria do crime. Porém, as imagens e evidências comprovavam a sua participação. Ele então, numa ação rápida, tentou escapar e saiu correndo. O suspeito foi alcançado e tentou resistir à prisão, sendo contido e algemado.
Levado à Delegacia de Lavras, ele confessou o crime. Disse que matou o idoso porque houve resistência quando ele anunciou o roubo. Eles entraram em luta corporal e ele dominou a vítima, vindo a matá-la por asfixia mecânica.
Ele disse que na caixa registradora havia apenas algumas moedas e que pegou ainda um equipamento que grava imagens de câmeras para trocar por drogas.
O autor confesso do latrocínio contra o comerciante Geraldo de Souza já é conhecido nos meios policiais. Ele tem registros por furto, ameaça, lesão corporal, porte ilegal de arma branca, crime contra o patrimônio e agora por latrocínio. Ele será ouvido eu audiência de custódia e recolhido ao sistema prisional onde aguardará julgamento.
Portal da Cidade Pouso Alegre






















