O Hospital de Clínicas de Itajubá, no Sul de Minas, inaugurou o centro de onco-hematologia e oncologia na última segunda-feira (07/08), um local com nova e moderna estrutura de tratamento oncológico.
O centro para tratamento de câncer no hospital começou a funcionar em 2021, através de uma parceria entre Prefeitura e HCI. Mas, a inauguração oficial foi apenas agora em 2023. Mais de R$ 3 milhões já foram investidos pela Prefeitura no custeio do serviço.
O centro conta ainda com a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, instituição referência em tratamento oncológico no Brasil e no mundo. A inauguração oficial, com o corte da fita, foi feita pelo vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Dr. Nilo Baracho.
Segundo o hospital, o marco representa a concretização de um planejamento estratégico que teve início há 12 anos, visando a implementação de altas complexidades e um centro de transplantes, além da transformação do hospital em um Hospital Quaternário, sendo o único do Sul de Minas a oferecer esse nível de atendimento.
“São instalações de primeiro mundo, oferecendo o que há de melhor e mais moderno aos nossos pacientes de oncologia”, disse o secretário.
“O Centro de Oncologia do HCI foi concebido para oferecer aos pacientes as melhores práticas oncológicas desenvolvidas nos principais centros médicos do Brasil e do mundo, tudo isso aliado a um tratamento humanizado e centrado no paciente e seus familiares”, escreveu o hospital nas redes sociais.
Com quatro consultórios médicos totalmente equipados, uma sala de procedimentos, dez leitos para infusão de quimioterapia e um leito de estabilização e urgências, o espaço foi projetado para atender às necessidades dos pacientes com conforto e segurança.
Além disso, uma farmácia especializada, equipada com uma capela personalizada para manipulação de quimioterápicos, permitirá a preparação precisa e segura dos medicamentos necessários para os tratamentos.
Serão atendidos, inicialmente, os novos pacientes de oncologia residentes em Itajubá. O agendamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde e o tratamento custeado com recursos do próprio município.
Os pacientes que já estão em tratamento em Poços de Caldas (MG) e Pouso Alegre (MG) continuarão sendo atendidos nesses municípios até que o credenciamento do serviço pelo SUS esteja disponível em Itajubá.
“É importante lembrar que os pacientes tratados fora do município continuarão recebendo todo o auxílio e suporte da Prefeitura como transporte, hospedagem e alimentação de qualidade”, explicou a prefeitura.
Terra do Mandu


























