Nova lei proíbe produção de mudas e o plantio da árvore Spathodea Campanulata e incentiva a substituição das existentes em Santa Rita

A espécie de árvores Espatódea é nativa da África e foi trazida ao Brasil como ornamental, não é nativa do país, e as flores da árvore traz riscos mortais para abelhas e beija-flores.

Com chamativas e belas flores de cor laranja, as flores desta espécie contêm uma substância tóxica para abelhas, insetos e beija-flores, e diante destas ameaças às espécies polinizadores da natureza, uma lei foi sancionada em Santa Rita do Sapucaí (nº 5.591/2023) proibindo a produção e o plantio das árvores da espécie e determina a substituição das existentes e descarte das mudas.

A espécie Spathodea Campanulata, também é conhecida como Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixide-Macaco ou Chama-da-Floresta. A prefeitura irá realizar visitas em floriculturas e viveiros para informar a vigência da lei.

Quem identificar a planta em sua propriedade deve notificar a Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável através do e-mail meio_ambiente@pmsrs.mg.gov.br ou através do telefone 99264-0153.

ASCOM PMSRS

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário