Fontes radioativas de césio-137 furtadas de mineradora no interior de MG são encontradas, diz Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais informou na tarde desta segunda-feira(10) que as duas caixas contendo césio 137 (CS-137), furtadas em Nazareno (MG), foram encontradas em São Paulo (SP). O material está sob a análise da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Conforme a assessoria da CNEN, as caixas foram encontradas em uma empresa de sucatas na capital paulista, a 432 quilômetros do local de onde foram levadas. Funcionários dessa empresa notificaram o órgão, que na manhã desta segunda-feira(10), encaminhou uma equipe de técnicos para o local.

Ainda conforme a CNEN, as fontes serão levadas para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), onde passarão por avaliações quanto à integridade, taxas de dose, condições de uso, dentre outras.

A PCMG informou que as investigações estão em andamento, de forma sigilosa, para a completa apuração do fato, sendo que a empresa AMG Brasil foi informada sobre a localização das caixas subtraídas. A polícia não informou ainda como as cápsulas foram parar no local.

Conforme comunicado da AMG Brasil, os equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucatas no Estado de São Paulo. Ainda conforme a empresa os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN.

A AMG Brasil também disse que reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle.

G1 Sul de Minas

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário