Itajubá será a “Capital Nacional da Produção de Helicópteros”, conforme o Senado

Itajubá, no Sul de Minas, deverá receber o título de “Capital Nacional da Produção de Helicópteros”. O município abriga há mais de 40 anos a Helibras, única fábrica desse tipo de aeronave no Brasil e a Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou projeto do senador Carlos Viana (Podemos-MG) para que o título seja conferido.

O Projeto de Lei 2.653/22 que institui o título foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, após parecer favorável do relator senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e, em decorrência disso segue direto para análise da Câmara dos Deputados.

Na justificativa do projeto o senador Carlos Viana destacou que Itajubá é município pioneiro na produção nacional de helicópteros “contribuindo para o aprimoramento e eficiência da segurança pública em Minas Gerais e no Brasil, colocando o município num patamar tecnológico da aeronáutica que contribui para o progresso e desenvolvimento mineiro”.

O senador lembrou também que em Itajubá encontra-se uma Universidade Federal (Unifei) que mantém um curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica. “O título de Capital Nacional da Produção de Helicópteros será de grande relevância para o município e para sua população, fomentando o desenvolvimento e o progresso de nosso estado, atraindo investimentos e proporcionando oportunidades de serviços a Minas Gerais”, comentou.

Instalada em Itajubá há mais de 40 anos, a Helibras é a única fábrica de helicópteros da América Latina. Da sua linha de produção saem aeronaves para uso civil e militar.

Portal da Cidade Pouso Alegre

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário