Formação socioemocional ‘SER E CONVIVER’ é lançado em Santa Rita do Sapucaí

Abordando as competências socioemocionais a serem trabalhadas nas escolas, através de conteúdos didáticos, palestras e oficinas, a formação prevê o atendimento de toda rede municipal de ensino, permitindo a implantação de uma ação permanente de melhoria do rendimento e mitigação do risco social, incluindo episódios de violência.

Nesta segunda-feira, no Teatro do INATEL, a Secretaria de Educação realizou a abertura da formação “Ser e Conviver”, o projeto tem como objetivo, formar a rede municipal, tanto as equipes de gestão como coordenadores, orientadores, diretores, psicólogos, quanto regentes e professores, para utilização da coleção didática que leva o mesmo nome do projeto, bem como treinar os profissionais para implementação da educação socioemocional para alunos e famílias da rede pública de ensino.

O prefeito, Prof. Wander, ressaltou a persistência no trabalho de educação socioemocional que começou ainda em 2019. “Não me canso de colocar em pauta, em cada evento e ação na nossa cidade, nossa meta maior que é a implementação de todas as ações e obras focadas na felicidade coletiva, no cuidado das pessoas. Fico emocionado ao olhar para trás e perceber que a semente plantada em 2019, quando já falávamos da importância de falar sobre violência, ansiedade, automutilação, bullying, sobre o risco das drogas no ambiente e entorno das escolas, acabou se transformando em conteúdo didático para todos os alunos e famílias. Agora vamos além. Entregar conteúdo, abordar a vida e a busca da felicidade pós pandemia, pensando na segurança das escolas, lançando antes um olhar sobre a saúde emocional de cada pessoa, seja professor, aluno ou família”.

A formação acontece até o dia 7, atendendo nos dois dias 280 profissionais da rede, com oficinas dinâmicas focando nas competências socioemocionais em sala de aula, com foco no oferecimento aos profissionais para implementar ações efetivas e dinâmicas sobre o tema nas diversas disciplinas, fatores biopsicossociais que podem interferir no rendimento dos alunos, tais como ansiedade, depressão, bullying, violência, entre outros.

Toda a formação traz uma abordagem visando o autocuidado dos profissionais, o cuidado com as crianças, o envolvimento da família, para que haja melhoria do rendimento.

ASCOM PMSRS

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