A cidade chinesa de Xuzhou firmou um novo acordo diplomático de cooperação com o município de Pouso Alegre.

O acordo foi selado na manhã desta terça-feira, 20, durante a cerimônia de celebração do aniversário de 10 anos do início da relação entre os municípios, que já têm um acordo econômico e comercial de cooperação internacional em que se declaram cidades-irmãs.
A cidade chinesa é a sede mundial da XCMG, empresa de máquinas pesadas que se instalou em Pouso Alegre em 2014 e representou o primeiro grande investimento da potência asiática no município.
A nova parceria proposta prevê um intercâmbio entre a Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, e a Universidade Médica de Xuzhou, XZMU.
A cerimônia que oficializou a dobradinha ocorreu no campus da Univás e contou com a participação do prefeito Cel. Dimas (PSDB). Ele celebrou a nova parceria: “Hoje, tivemos também essa grande notícia do convênio de cooperação mútua entre a Univás e a Universidade Médica de Xuzhou. Pouso Alegre ganha muito com essa parceria que se fortalece a cada dia mais nas áreas econômica, cultural e educacional”.
Na avaliação do secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, espera que a parceria renda frutos também na atração de novos investimentos. “Além de todos os pontos que trabalhamos para a cidade, ter o apoio como este atrai novas empresas de grande porte que são atores principais da economia mundial. O nosso intuito é que esse laço esteja cada vez mais forte”, projeta.
Univás aposta em internacionalização
Para a Univás, a parceria representa uma oportunidade de internacionalização. É o que espera seu reitor, José Dias: “Por meio desse convênio, teremos a oportunidade de realizar a internacionalização dos nossos serviços. A Univás desponta mais uma vez à frente desse processo de internacionalização na nossa região”.
De forma on-line, participaram do encontro o Prefeito de Xuzhou, Wang Jianfeng, e o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcelo Faria. Também participaram da composição da mesa os representantes da XCMG, Li Hanguang; da MIDEA Indústria e Comércio, Felipe André Soelti e a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Adriana Rodrigues Dos Anjos Mendonça.
Rede Moinho


























