Deslizamento de terra assusta moradores de condomínio em Pouso Alegre

A terra de um talude deslizou na noite desta segunda-feira(05) e atingiu o muro de um condomínio no bairro Santo Expedito, em Pouso Alegre. Parte da proteção não resistiu ao peso da terra e desmoronou. A ocorrência, por volta da meia-noite assustou moradores e fez que com deixassem as moradias às pressas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 23h50 a unidade foi acionada para uma ocorrência de desmoronamento de terra no bairro Santo Expedito, localizado do lado oposto ao bairro São Cristóvão.

Quando chegaram ao local, os bombeiros viram que parte de um muro que cerca o condomínio havia desmoronado por causa de uma grande quantidade de terra de um talude que cedeu. Próximo ao talude encontra-se uma caixa d’água da Copasa, de 100 metros cúbicos de capacidade, que estaria ameaçada de desabamento.

Os bombeiros fizeram a evacuação de moradores do bloco mais próximo ao talude e esvaziaram a caixa d’água para reduzir o seu peso.

No início da manhã desta terça-feira(06), estiveram no local técnicos da Copasa, da Prefeitura, representantes da BRZ Engenharia (construtora do condomínio), síndico e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de PA, juntamente com militares do Corpo de bombeiros. Em reunião, foi definida a manutenção da interdição do bloco de apartamentos e a Copasa está realizando ações de desvio do fluxo de água e será feita a proteção do talude. 

Responsáveis técnicos do condomínio, juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros permanecem no local até o final da manhã desta terça-feira, definindo ações para reduzir os riscos.

Susto

O desmoronamento do muro, ocorrido pouco antes da meia-noite, assustou moradores dos blocos próximos ao local. Eles disseram que quando ouviram o barulho e perceberam a situação de risco, abandonaram os apartamentos às pressas e muitos mal tiveram tempo de se vestirem.

A terra atingiu o muro do condomínio e afetou parcialmente um bicicletário e a central de gás. Ninguém ficou ferido.

TV Minas

 Nota oficial à imprensa

A BRZ Empreendimentos S.A realizou uma inspeção no condomínio Portal dos Bandeirantes na data de 6 de dezembro de 2022. A inspeção demonstra que a causa do incidente não está associada à construção.
Concluiu-se que as causas principais do colapso foram a falta de manutenção preventiva do reservatório de água, considerando o entupimento do sistema de drenagem e vazamento de água no reservatório, o que foi agravado devido a precipitações de chuvas na cidade acima da média já registrada para o período, o que resultou na saturação do terreno.

A BRZ contratou laudo técnico para avaliar a estabilidade dos taludes. Por fim, a Companhia reforça seu empenho em auxiliar no que for necessário e fornecer eventuais informações complementares.

 

oferecimento impact

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário